Lazer e cultura

Como fazer aquários de acrílico

Escrito por caroline folkenroth | Traduzido por débora sousa
Como fazer aquários de acrílico

Compre peças pré-cortadas de acrílico transparente em uma loja de ferragens

Aquarium image by crossgolfing from Fotolia.com

É possível construir, em casa, o seu próprio aquário de acrílico com alguns materiais e instruções básicas. Compre peças pré-cortadas de acrílico transparente em uma loja de ferragens nas dimensões que desejar. Você precisa de, pelo menos, cinco pedaços de acrílico, um para cada parede lateral e uma para o fundo. Esse processo exige vários períodos de espera, de 4 a 48 horas, portanto, certifique-se de ter muito tempo disponível.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • 5 placas de acrílico transparente pré-cortadas de, no mínimo, 95 cm a 1,3 m de espessura
  • 1 folha de lixa abrasiva 250
  • Lâmina de serra
  • 4 seringas de 5 mm, calibre 18
  • Cimento de soldagem número 3 ou cloreto de metileno (disponível em algumas lojas de ferragens)
  • Vários grampos e blocos de madeira

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Determine as suas dimensões. Mantenha-as abaixo de 1 m x 1 m x 2,5 m para essas instruções. Para os aquários de até 30 cm de altura, utilize um acrílico de 65 cm de espessura; para os de até 45 cm de altura, use um acrílico de 95 cm de espessura; e para os de até 60 cm de altura, um de 1,3 cm de espessura. Por exemplo, se o seu aquário tiver 30 cm de altura x 30 cm de largura x 60 cm de comprimento, você precisa de duas placas de 65 cm de espessura de acrílico de 30 cm x 60 cm, e duas peças de 60 cm x 60 cm de acrílico da mesma espessura. Essas são as paredes. Você também precisará de uma placa de 30 cm x 60 cm x 65 cm de espessura de acrílico para o fundo.

  2. 2

    Prepare as suas bordas. Utilize a parte de trás de uma lâmina de serra para raspar as farpas deixadas pela serra nas bordas pré-cortadas. Lixe-as levemente com uma lixa 250 em um bloco de madeira. Tome cuidado para não arranhar os lados do acrílico ou para não arredondar as beiradas. Quando arredondadas, elas fazem uma conexão mais fraca. Retire cuidadosamente a película protetora em volta de todas as bordas, deixando cerca de 7 cm ou 10 cm de espaço de trabalho perto de todas as beiradas.

  3. 3

    Coloque o painel de fundo de acrílico em vários blocos de madeira horizontais em uma superfície plana. Escolha um local tranquilo, já que as seções ligadas precisam de várias horas de descanso entre as etapas. Grampeie ou firme os dois painéis de 30 cm x 60 cm no lugar, deixando um espaço de 65 cm entre as bordas dos dois lados. Certifique-se que as suturas estejam intocadas por grampos.

  4. 4

    Encha uma seringa com cimento de soldagem número 3 ou cloreto de metileno. Ela possui uma fenda de um lado da ponta. Aponte esse lado diretamente para a junção, para injetar o líquido na sutura. Escorra uma pequena borbulha ao longo dos dois lados de cada sutura. Isso é uma solda solvente que derrete um pouco de cada painel de acrílico e, quando seca, fica transparente.

  5. 5

    Espere 4 horas antes de acrescentar os painéis restantes. As beiradas ficam fortes o suficiente para gentilmente manusear após 4 horas, e irão atingir a sua força máxima em 48 horas. Adicione os dois painéis restantes para montar e apenas soldar as suturas de fundo. Novamente, deixe as bordas secarem por, pelo menos, mais 4 horas.

  6. 6

    Vire um lado do aquário para cima para permitir que as suturas laterais descansem em um plano horizontal. Solde-as com uma nova seringa, mas somente as que conseguir alcançar de cima. Deixe a gravidade trabalhar a seu favor. Mais uma vez, deixe as bordas secarem por, pelo menos, mais 4 horas. Vire o aquário novamente e solde as suturas restantes.

  7. 7

    Espere 48 horas após a última sutura soldada antes de testar o aquário para procurar possíveis vazamentos. Coloque-o sobre um isopor, preencha um quarto da sua capacidade total e procure por bolhas de ar ou vazamento a partir de cada sutura. Deixe descansar por 2 horas antes de adicionar mais água.

  8. 8

    Observe as suturas. Se houver vazamentos, marque as áreas com um marcador a prova d'água e drene o aquário. Deixe-o secar completamente. Adicione um pouco do solvente utilizado para unir as suturas, em um copo pequeno, e acrescente mais lascas de restos de acrílico no solvente. Deixe-as dissolverem por algumas horas e utilize essa pasta grossa para remendar os vazamentos. Deixe as suturas recém consertadas secarem por 48 horas antes de testar novamente.

Dicas & Advertências

  • Para os aquários mais longos que 90 cm, compre peças extras de acrílico de 1,3 cm de espessura x 10 cm de largura x o comprimento das paredes laterais, para firmar as bordas superiores.
  • Sempre utilize uma ventilação adequada ao manusear produtos químicos e solventes. Consulte as instruções e os rótulos de advertência.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media