on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um aquecedor solar para piscinas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um aquecedor solar para piscinas pode reduzir totalmente ou eliminar a necessidade do uso de energia elétrica para o aquecimento da água. A luz solar é absorvida pelas serpentinas escuras de dutos localizados em um painel e o calor é transferido para a água bombeada. O dono de uma piscina pode construir seu próprio aquecedor em aproximadamente uma hora.

Instruções

Um aquecedor solar para piscina pode ser construído em uma hora (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Monte uma caixa rasa

  1. Fixe a madeira serrada medindo 38 mm x 89 mm em um painel de madeira compensada para fazer uma caixa rasa. As bordas da madeira serrada devem ser presas com parafusos para madeira colocados na parte de trás do compensado e apertados em sentido horário. Essa caixa rasa será o painel principal.

    Loading...
    Construa o painel principal do aquecedor (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  2. Faça furos nos cantos opostos da caixa nas laterais das paredes da madeira de 38 mm x 89 mm. Os furos serão a entrada e a saída dos canos de água e devem ser um pouco mais largos que os canos.

    Faça os furos para os canos de água (Comstock/Comstock/Getty Images)
  3. Passe o cano por um dos furos e através do lado oposto do painel. Coloque um adaptador de cano de 90 graus e então um pedaço curto de cano. Por fim, coloque um outro adaptador angular. O resultado final será um cano com uma curva de 180 graus. Passe um pedaço de cano saindo do adaptador e indo até a extremidade oposta do painel. Em seguida, fixe mais dois adaptadores conforme feito anteriormente. Isso fará o cano assumir um padrão de radiador dentro do painel. A última porção reta do cano deverá sair pelo segundo furo. A redução do comprimento das seções dos canos mais curtos maximizará a quantidade de água no painel e permitirá que o cano se alinhe com o furo de saída.

    A luz do sol pode eliminar a necessidade de energia elétrica para o aquecimento de piscinas (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  4. Pinte o interior do painel com tinta preta. Use spray ou um pincel para recobrir as superfícies com várias camadas de tinta preta. Deixe a pintura secar completamente.

    Use spray de tinta ou pincel (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  5. Fixe uma folha de plexiglass na parte de cima do painel lacrando os canos em seu interior. Essa folha plástica pode ser previamente furada para ser fixada com parafusos pequenos ou pode ser presa com adesivo.

    Você irá precisar de uma folha de plexiglass (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  6. Conecte a bomba de água ao cano de saída do painel girando o adaptador em sentido horário ou usando adesivo. A mangueira de entrada na bomba deve ser colocada na extremidade mais profunda da piscina, em que a água é mais fria. A bomba deve ter seu próprio cabo de força ou a bomba de filtro da piscina pode ser passada pelo painel se nenhuma bomba extra for utilizada.

    Conecte a bomba de água ao cano de saída do painel (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  7. Conecte o cano de saída do painel à mangueira e coloque-a na extremidade mais rasa da piscina.

    Conecte o cano de saída do painel à mangueira (Comstock/Comstock/Getty Images)
  8. Coloque o painel sob a luz direta do sol e ligue a bomba de água. À medida que a água passa pelo painel, a luz solar é absorvida pelo dutos escuros e o calor é transferido para a água. Quando ela sai, aquece a extremidade mais rasa da piscina e circula para a região de água mais fria na extremidade mais funda, acabando por aquecer toda a piscina.

    O aquecedor esquentará a água de toda a piscina (Creatas/Creatas/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Cuidado ao conectar vários aquecedores, pois a água pode atingir temperaturas perigosas.

Aviso

  • Cuidado para não se queimar, pois o painel colocado sob a luz solar direta fica muito quente.

O que você precisa

  • Madeira compensada
  • Madeira serrada (38 mm x 89 mm)
  • Furadeira
  • Serra
  • Chaves de fenda
  • Dutos de cobre
  • Adaptadores para cano de 90 graus
  • Ferramenta para corte de cano
  • Tinta preta
  • Plexiglass
  • Bomba de água

Referências

Loading ...
Loading ...