Como arar com um arado de aiveca

Escrito por denise brown | Traduzido por carlos nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como arar com um arado de aiveca
Terra arada com um arado de aiveca (field at early spring image by ssg from Fotolia.com)

Durante anos, o arado de aiveca foi a primeira opção do agricultor para trabalhar o solo no início de cada estação de crescimento. Com as técnicas de cultivo e plantio atuais, os fazendeiros usam este tipo de arado somente em circunstâncias especiais como cortar grama ou tentar erradicar as ervas daninhas particularmente difíceis. Mesmo que o arado de hoje se pareça com arados à moda antiga, os modelos mais modernos têm lâminas e tesouras especiais que ajudam o agricultor a romper as gramíneas emaranhadas enquanto vira a terra.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Prepare o trator e o arado

  1. 1

    Adicione pesos na extremidade dianteira do seu trator para contrabalancear o peso do arado montado na extremidade traseira.

  2. 2

    Conecte o arado ao trator. Se ele for um modelo totalmente montado, você deverá anexá-lo ao engate de três pontos, que o levantará e abaixará. Já o semi montado geralmente tem mais que quatro fundos ou aiveca, ele faz uso do engate de três pontos da mesma forma que o sistema hidráulico do trator.

  3. 3

    Ajuste as configurações do arado, que inclui a largura do sulco que irá fazer. Lavre um percurso pequeno. Certifique-se que a armação do arado esteja nivelada de frente para trás. Ajuste a barra superior do engate de três pontos, se for necessário, para nivelar o arado. Use o braço da manivela do trator para elevar o arado em ambos os lados.

  4. 4

    Verifique as configurações das lâminas. Elas devem atravessar o solo em uma linha limpa de cinco ou sete centímetros para a esquerda de onde deslizam para a terra.

  5. 5

    Realize uma verificação de segurança para se certificar de que todos os parafusos estão bem apertados. Adicione graxa nas lâminas através dos pontos de engate. (Veja a referência 3)

    Usando o arado de aiveca

  1. 1

    Comece sua primeira rodada do lado mais longo do campo. Abaixe o arado no chão e ande com o trator na velocidade recomendada pelo fabricante do arado. Dirija em uma linha reta para que os sulcos girem uniformemente. Se possível, use como referencia visual um objeto distante para ajudá-lo a mante-lo em linha reta.

  2. 2

    Erga o arado no final da linha na hora certa, para que você tenha espaço suficiente para vira-lo. Vá para o outro lado ao longo do campo e lavre outra linha reta. Se o espaço for muito grande, poderá ser necessário dividi-lo em seções.

  3. 3

    Volte para a primeira linha que lavrou. Com a roda direita no sulco deixado pela primeira passagem lavre outra linha reta. Uma vez que os passagens iniciais forem concluídas, terá o sulco para usar como um guia. Repita o processo até terminar de lavrar o campo. O sulco da última passagem deverá ser mais baixo que o resto. É possível arar sobre este sulco para nivelar o solo.

  4. 4

    Verifique periodicamente se o arado e as lâminas estão livres de detritos. Se for necessário, limpe-os.

Dicas & Advertências

  • Durante a primeira passagem, a aiveca, as lâminas e o arado irão se ser friccionados ou se limpar. Se a aparência não estiver brilhante ao final desta primeira rodada, remova qualquer sujeira ou graxa com as mãos. Um arado devidamente limpo se puxa facilmente.
  • Mantenha todos os sinais de alerta no lugar em seu arado e siga suas direções específicas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível