Como plantar uma semente de caqui

Escrito por melinda l. secor | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como plantar uma semente de caqui
Como plantar uma semente de caqui (fruit of persimmon image by Paola Fontana from Fotolia.com)

O caquizeiro costuma ser cultivado como uma planta ornamental. Suas folhas brilhantes e a textura distinta da casca do tronco deixam qualquer paisagem mais atrativa e interessante. Essas belas árvores bonitas também produzem uma fruta deliciosa que por muitos anos tem sido popular nos pomares. Embora muitas das variedades mais recentes de caquizeiro sejam enxertos, as variedades tradicionais podem ser cultivadas com sucesso a partir da semente, produzindo uma fruta que tem sido muito utilizada em receitas. Como ambos os gêneros da árvore — masculino e feminino — são necessários para a polinização, você deve plantar mais de uma se seu objetivo for produzir frutos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    O plantio de sementes de caquizeiro requer um pouco de tempo e paciência. As sementes podem ser coletadas de uma árvore, de frutos maduros ou compradas em lojas de artigos de jardinagem. A germinação das sementes requer um período de temperaturas frias constantes para induzir o estado de dormência, o que pode ser realizado através da utilização de uma técnica chamada estratificação a frio. Para fazer isso, as sementes são envolvidas em toalhas de papel úmidas e refrigeradas em um saco plástico ou um recipiente durante três ou quatro meses.

  2. 2

    Você pode plantar as sementes de caqui dentro de casa no final do inverno ou no início da primavera. Certifique-se de usar um recipiente profundo, pois elas desenvolvem raízes longas que crescem muito antes da germinação, portanto, se o recipiente não for profundo o suficiente, elas vão empurrar a semente para fora da terra. Coloque-as a cerca de cinco centímetros abaixo da superfície do solo, utilizando um substrato bem drenado. As sementes de caqui podem levar de seis a oito semanas para germinar e devem ser mantidas quentes e úmidas durante o processo, entre 21 a 29,5 graus Celsius.

  3. 3

    As mudas devem ser plantadas no exterior, no final do primeiro período de crescimento. Se o transplante for feito mais tarde, a raiz pode ser danificada, o que fará com que a muda murche. O caquizeiro prefere locais ensolarados e protegidos de ventos fortes, com um solo que forneça uma drenagem eficiente. Cave buracos profundos o bastante para acomodar as raízes e soque a terra ao seu redor suavemente, eliminando bolsões de ar. Regue as mudas após o plantio e mantenha-as úmidas durante o período de crescimento ativo, sem encharcá-las.

  4. 4

    O uso de estacas é recomendado para dar apoio às mudas até que as raízes tenham crescido o suficiente para se firmarem no pomar. Remova as ervas daninhas que surgirem ao redor das árvores jovens, evitando a competição pelos nutrientes necessários para uma planta saudável. Seja paciente, pois os caquizeiros precisam de vários anos de cultivo até que comecem a produzir seus frutos maravilhosos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível