Arranhões podem ser retirados de um cristal de safira com polimento?

Escrito por sally taylor | Traduzido por jessica pietro pupo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Arranhões podem ser retirados de um cristal de safira com polimento?
Uma pedra safira não será riscada com frequência (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Safiras são a forma cristalizada do mineral coríndon. Esses cristais só perdem em dureza para os diamantes, registrando 9 na escala Mohs de dureza. Isto significa que a safira só pode ser riscada por um diamante e, algumas vezes, por outras safiras, dependendo das variações na dureza de cada cristal. Caso você encontre arranhões em seus cristais de safira, descubra a seguir o que você pode fazer para eliminá-los.

Outras pessoas estão lendo

Riscando a safira

A menos que seu cristal tenha sido mantido em um local onde ficou em contato com um diamante ou outras safiras, sua pedra não será riscada. Você pode encontrar arranhões em pedras facetadas, que não eram visíveis antes porque a pedra era falha, tendo sido preenchida ou recoberta pelo joalheiro para esconder a falha e o preenchimento se gastou e saiu da rachadura. Esse tipo de falha pode debilitar a força e qualidade do seu cristal. Você deve inspecionar safiras cuidadosamente com uma lupa de joalheiro, procurando por sinais de preenchimento, antes de comprar a pedra. Se a sua pedra de fato foi riscada sem ser esfregada contra diamante ou outra safira, o cristal não é uma safira genuína.

Removendo os arranhões à mão

Se o arranhão é leve e superficial, ele pode ser removido usando uma lixa de pó de diamante extremamente fina e uma dremel ou outra ferramenta de moagem similar e de polimento. Você quer que o pó de diamante seja de 100.000 a 200.000 (1/4 a 1/8 de mícron) grãos. Umedeça os grãos com uma gota de óleo de oliva, usando apenas o suficiente para fazer uma pasta. Aplique a pasta à faceta da safira com o arranhão e lustre levemente a faceta toda. Não lustre por muito tempo ou você pode arruinar a simetria da faceta. Lave a pedra com cuidado, para remover todos os traços do pó.

Remoção com equipamento de lapidação

Se o arranhão é profundo, você pode ter que refazer todas as facetas para mantê-las simétricas. Se este for o caso e você não for um profissional em facetar pedras preciosas, é melhor levar a pedra a um joalheiro profissional para que ela seja reparada. Embora o processo de polimento seja parecido a usar uma ferramenta manual para polir, é muito arriscado terminar quebrando a pedra, especialmente se o arranhão por profundo o suficiente para necessitar de alguma fricção para polir o suficiente, removendo o risco. A pedra ficará levemente menor após o polimento de todas a facetas, para restaurar a refração original da luz e fazê-la reluzir novamente.

Selantes

Se o arranhão é profundo o suficiente para justificar refazer as facetas, você pode querer usar selantes de joalheiros para esconder o arranhão ao invés de tentar retirá-lo com polimento. Você precisa saber o índice de refração da sua pedra para ser capaz de combinar os selantes com ela. Se você não fizer isso, será capaz de ver a falha, devido à maneira com que a luz irá agir quando atingir sua pedra. Um cortador de pedras ou joalheiro profissional pode ajudá-lo a combinar um selante com sua pedra. Se você optar por apenas esconder o arranhão temporariamente, você pode fazê-lo usando óleo de cedro, mas precisará reaplicá-lo periodicamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível