O realçador de pisos é capaz de esconder arranhões em ardósia?

Escrito por sarabeth asaff | Traduzido por leonardo de azevedo prado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O realçador de pisos é capaz de esconder arranhões em ardósia?
Algumas cores de ardósia são capazes de esconder arrahões naturalmente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A ardósia é uma rocha metamórfica feita de várias camadas de lama comprimida. Ela possui uma superfície frisada que pode ser aprimorada, se desejado, ou mantida naturalmente. Alguns pisos de ardósia são muito mais frágeis e podem ser arranhados quando mobília e outros objetos pesados são arrastados sobre eles. Dependendo do tipo de ardósia e do seu acabamento, talvez seja possível esconder esses arranhões.

Outras pessoas estão lendo

A ardósia frisada e os realçadores de pisos

A ardósia frisada costuma ter aparência similar ao calcário e cores inexpressivas quando instalada pela primeira vez. Portanto, recomenda-se a utilização de um realçador de pisos para resolver esses problemas. Além disso, esse produto é capaz de escurecer a área em torno de arranhões, fazendo com que eles misturem-se aos frisos naturais existentes na superfície do piso. Entretanto, por serem aplicados à superfície do piso, os realçadores de pisos ficam desgastados após algum tempo, permitindo que os arranhões tornem-se visíveis novamente.

A ardósia aprimorada e os realçadores de pisos

A ardósia aprimorada possui um acabamento liso e plano que, infelizmente, é suscetível a arranhões. Devido a esse acabamento, os arranhões tornam-se mais visíveis aqui do que seriam em ardósias frisadas. Os realçadores de pisos não costumam ser utilizados em ardósias aprimoradas, pois elas não apresentam problemas em sua superfície após a instalação. O produto não será capaz de dar profundidade à cor ou realçar o piso. Sendo assim, um realçador de pisos esconderá muito pouco um arranhão nesse tipo de ardósia.

Escondendo arranhões em ardósia frisada

Se uma solução temporária não for suficiente e o arranhão tornar a aparecer após a utilização do realçador de pisos, talvez seja uma boa ideia aplicar o realçador novamente para escurecer ainda mais a ardósia e dar-lhe uma aparência molhada. Se essa aparência não for desejada, o arranhão pode ser disfarçado através da aplicação de óleo de linhaça, que é capaz de penetrar a superfície mais profundamente do que o realçador. Ele criará uma máscara de maior durabilidade para o arranhão, para que misture-se melhor à superfície e permaneça escondido.

Removendo arranhões em ardósia aprimorada

Se a ardósia aprimorada está extremamente arranhada e você não está satisfeito com seu acabamento, a única maneira de remover o arranhão é através de um novo aprimoramento do piso. Esse processo pode ser feito em casa com algumas lixas e uma ferramenta de polimento para arranhões rasos ou superficiais. Acople a lixa à ferramenta e aplique movimentos circulares até que o arranhão diminua. Se o arranhão for muito profundo ou estiver cobrindo várias áreas da ardósia, contrate um profissional para fazer o novo aprimoramento. Ele lixará toda a estrutura de uma vez, removendo os arranhões profundos e criando um visual uniforme novamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível