Artesanato em corda trançada de algodão

Escrito por clare edwards | Traduzido por camila oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Artesanato em corda trançada de algodão
Use um cordão trançado de algodão com contas para fazer uma borda decorativa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pode-se usar cordas trançadas de algodão para fazer joias e acessórios. Use-as para tranças, para macramê, técnicas de nós e para muitos projetos com miçangas. Os tecidos feitos de fibras de algodão tingem facilmente e é possível encontrar as cordas em muitas cores. São geralmente enceradas, facilitando a criação de nós e o uso de cordões para contas.

Outras pessoas estão lendo

Joias com nó chinês

Embora joias com nó chinês sejam feitas normalmente usando uma corda de cetim, você também poderá usar o cordão trançado de algodão, pois ele é fosco, ao invés de brilhante, como o cetim, e usá-lo criará um visual mais suavizado, que combina com as joias masculinas. Prefira um projeto simples com alguns nós e use cordas de algodão negras ou de cores neutras, talvez acentuando-o com um pingente simples ou com uma moeda chinesa, para ter um colar mais sóbrio.

Artesanato em corda trançada de algodão
Utilize uma moeda chinesa em joias mais sóbrias (Duncan Smith/Stockbyte/Getty Images)

Projetos com contas

Pode-se usar cordas trançadas de algodão em projetos de contas e miçangas. Ao invés de cobrir a corda inteira com as peças, como provavelmente faria, exiba a corda colorida como parte do desenho. Incorpore contas em macramés ou um com toque de nó em uma linha contrastante. Use os cordões de algodão para fazer colares tipo rosários, nos quais um punhado de contas (geralmente pérolas) é amarrado em intervalos igual ao longo do comprimento da corda.

Artesanato em corda trançada de algodão
Use a sua imaginação (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Tecelagem peruana

Tecelagem peruana é o estilo usado para fazer pulseiras da amizade. Use a corda trançada de algodão, ao invés de um fio de bordado ou linhas de seda, criando um visual mais robusto e texturizado. Troque as cores vivas de uma pulseira da amizade tradicional por cinza, bege, preto ou cores terciárias. A combinação de textura pesada e cores neutras é ideal para um bracelete masculino.

Artesanato em corda trançada de algodão
Pulserinhas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Macramê

Dois dos nós mais básicos em macramê consistem em dar nós em quatro comprimentos juntos de corda; dois fios exteriores são amarrados em volta de dois fios principais. Revertendo a direção dos nós, por onde o fio da esquerda sobre o fio da direita e vice-versa, produzirá uma tira plana de macramê. Com nós na mesma direção, terá uma trança helicoidal, onde os nós formarão um padrão torcido ao longo da peça, como uma escada em caracol.

Finas e mais suaves, as cordas trançadas de algodão permitem um resultado mais sutil do que o cânhamo ou as fibras vegetais, que são geralmente usadas para o macramê. Como o resultado final será uma peça menor, pode-se usar a corda de algodão para fazer um macramê menor, para itens mais delicados, como um par de brincos bem elaborados ou um bracelete rendado. Escolha cores vibrantes, para imitar penas, ou use tons metálicos, para um efeito mais ornamentado. Adicione miçangas, para acentuar o trabalho.

Artesanato em corda trançada de algodão
Algodão (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível