O que os artistas aplicam nas telas para aumentar a textura?

Escrito por faith chandler | Traduzido por sophia coe
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que os artistas aplicam nas telas para aumentar a textura?
A areia dá uma textura mais arenosa às pinturas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Impasto é uma técnica que adiciona textura a uma pintura ao aplicar, com um pincel ou uma faca para artesãos, camadas espessas de tinta na superfície da tela. Essa técnica requer muita tinta, o que é dispendioso. Artistas usam outras maneiras de criar textura em uma pintura. Geralmente, isso envolve a aplicação de gel médio ou pasta modelável na tela antes de começar a pintar, mas ainda há algumas opções alternativas.

Outras pessoas estão lendo

Gel médio

O gel médio acrílico é uma substância espessa e regular, que apresenta cor leitosa dentro do pote. Aplique-o na tela branca e pré-tratada com uma escova larga e plana ou com uma faca para artistas. Deixe a tela secando por várias horas, preferivelmente à noite. Ela secará clara, e é dessa maneira que você saberá que o gel estará pronto para ser pintado. Pinte sobre o gel e a tela com acrílico. Pintores também misturam o gel médio com tinta acrílica para que uma textura mais grossa. Alguns desses géis são projetados, também, para uso em pintura aquarelada.

Paste de modelagem

A pasta de modelar acrílica é similar ao gel médio. Ela é mais grossa que o gel, semelhante a claras de ovo em ponto de neve. Aplique-a na tela pré-tratada ou em superfícies duras como madeira, Masonite e chapas de fibra de densidade média (MDF) com uma faca de pintor. Deixa a paste secando à noite, isso faz com que ela permaneça branca e opaca quando seca. Quando a pasta estiver pronta para ser aplicada, percebe-se que uma firmeza ao toque e uma ligeira saída do produto ao pressioná-lo. Não aplique camadas muito grossas ou você correrá o risco de formar rachaduras quando secar.

Gesso

Gesso é a base da tela. Ele é aplicado em uma tela não tratada e reveste o tecido de lona, evitando que o tecido absorva e faça o com que o acrílico escorra pelo outro lado da tela. O gesso é uma mistura de argamassa arenosa, gipsita ou giz misturado com cola. É grosso, branco, permanecendo da cor mesmo depois de seco e, se aplicado em camadas grossas, cria uma boa textura. Pré-trate a tela ou compre-a pré-tratada, em seguida aplique uma camada espessa de gesso com um pincel achatado, faca de pintor ou rede.

Areia e pedra-pome

Uma textura sutil e seca é alcançada em uma tela ou quadro com areia e uma pedras-pome grandes. Pinte a superfície com tinta acrílica, gesso, gel médio, pasta de modelar ou, até mesmo, cola. Polvilhe a areia ou pedra sobre a superfície molhada e deixe secar. Dê batidas leves para retirar o excesso de areia ou de pedra que podem ter ficado na superfície. Preencha com acrílico. A areia a ou pedra pode também ser misturada sobre a tinta molhada e ser aplicada diretamente na tela.

Técnica mista

Artistas também acrescentam textura às pinturas ao aplicar a técnica mista. Sacolas de plástico e papéis amassados, diferentes tipos de peça de roupa e até folhas e fios de metal podem ser colados na superfície da tela. A cola branca é boa o bastante para papel, roupa e plástico, já os materiais de madeira e metal precisam de cola específica, como super-cola.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível