Mais
×

Atividade de ortografia para "O Menino do Pijama Listrado"

Atualizada March 23, 2017

Como um dos capítulos mais sombrios da história mundial, o Holocausto continua sendo um lembrete assustador das coisas terríveis que os seres humanos podem fazer uns com os outros por razões insondáveis demais para a maioria entender. O livro e o filme sucessor "O Menino do Pijama Listrado" conta a história do Holocausto através dos olhos de um garoto de oito anos de idade, Bruno. Depois de pedir para uma turma do ensino médio ler o livro ou ver o filme, um professor pode propagar essa era no tempo ensinando aos alunos sobre as culturas e línguas judaicas, bem como a língua alemã, através de atividades de ortografia.

Restos de campos de concentração da Segunda Guerra Mundial ainda existem na Alemanha (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Nomes dos personagens

Todos os personagens de "O Menino do Pijama Listrado" têm nomes que são de culturas alemãs ou judaicas. Peça para os estudantes praticarem a escrita desses nomes para reconhecer as características específicas dessas origens. Os nomes dos personagens do filme são Ralf, Elsa, Gretel, Bruno, Shmuel, Pavel, Kotler, Herr Liszt e Maria.

Campos de concentração da Segunda Guerra Mundial

Incorpore a ortografia em uma redação sobre "O Menino do Pijama Listrado", instruindo os alunos a escrever uma expressão da sua reação à mensagem do livro ou filme, bem como aos próprios campos de concentração. Na Alemanha, alguns dos campos incluíam Buchenwald, Dachau, Flossenbürg, Neuengamme, Ravensbrück e Sachsenhausen. A Polônia era berço do infame acampamento de Auschwitz-Birkenau, bem como outros, incluindo Krakow, Bierznow e Biesiadka. Expressar suas emoções através da comunicação escrita pode permitir que os alunos lidem com as emoções intensas que podem vir a leitura ou visão da história "O Menino do Pijama Listrado".

Figuras famosas da Segunda Guerra Mundial

Infunda história e ortografia testando os alunos nas suas capacidades de soletrar corretamente os nomes de figuras famosas durante a Segunda Guerra Mundial. Divida a lista de nomes por país. Por exemplo, a lista para os Estados Unidos deverá incluir o presidente Franklin Roosevelt, General George Patton, General Douglas MacArthur e General Dwight D. Eisenhower. As figuras da Alemanha incluem Erwin Rommel e Adolf Hitler. O Japão poderia incluir os nomes de Hirohito, Hideki Tojo e Isoruku Yamamoto.

Poesia

Deixe os alunos expressarem a imensa gravidade que "O Menino do Pijama Listrado" tem como uma história sobre o Holocausto pedindo-lhes para lerem o poema "A Noite", de Elie Wiesel. Como um sobrevivente do Holocausto, os famosos escritos e trabalhos pelos direitos humanos de Wiesel lhe renderam um Prêmio Nobel da Paz. Depois de assimilar a obra ficcional de "O Menino do Pijama Listrado" e a realidade das palavras de Wiesel, peça para os alunos criarem sobre o Holocausto usando uma palavra-chave, como horror, tristeza ou pesar. Escreva a palavra verticalmente sobre um pedaço de papel pautado, onde cada letra esteja em uma nova linha. Cada letra da palavra será o início de uma nova palavra que descreva um outro aspecto do Holocausto. Esses projetos mais abstratos podem demonstrar as emoções associadas com esse episódio histórico.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article