Mais
×

Atividades que ajudam alunos a encontrar a ideia principal em trechos de testes padronizados

Atualizado em 17 abril, 2017

No sistema público de educação do Brasil, especificamente no ensino médio, as provas padronizadas são consideradas indicadores do nível de aprendizagem e aptidão dos alunos. Elas também são usadas para determinar a atribuição de fundos às escolas e distritos escolares, bem como para avaliar a performance de professores e administradores. Dada sua importância, é essencial que você se prepare para todas as partes desses testes, incluindo as que avaliam a compreensão da leitura.

Instruções

Algumas estratégias comuns podem ajudar os alunos a identificar a ideia principal do texto (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Foque sua atenção no significado central da pergunta que antecede o texto. Identifique se a pergunta está na negativa e procure por palavras-chave, como "exceto". Uma pergunta negativa nega a ideia principal contida na questão. Por exemplo, você pode ter uma questão como: "As respostas seguintes são verdadeiras, exceto...". As perguntas negativas pedem que se identifique algo que não existe no trecho. Na maioria dos casos, essa é a forma mais simples de identificar o assunto principal do texto.

  2. Leia o texto e volte à pergunta para descobrir palavras que se relacionem logicamente com a ideia central da questão. É provável que o assunto principal do trecho siga a ideia central da questão.

  3. Procure palavras-chave e frases de transição como "então", "primeiro", "próximo", "depois" e "finalmente". Essas palavras indicam uma sequência de ideias e podem ajudá-lo a identificar a ordem e a disposição das ideias que constituem o conceito central do trecho.

  4. Leia o começo e o fim do trecho repetidamente até que toda a informação seja absorvida. O tema principal encontra-se, muitas vezes, nessas partes do texto.

  5. Procure frases que indiquem a ideia de causa e efeito como, por exemplo: "assim sendo", "porque" e "como resultado de". Essas frases indicarão, muitas vezes, os argumentos principais que constituem a ideia central do texto.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article