Atividades para ajudar alunos da primeira série com sons de vogais curtas

Escrito por stacey chaloux | Traduzido por alexandre amorim
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Atividades para ajudar alunos da primeira série com sons de vogais curtas
Sons de vogais curtas são usualmente ensinados primeiro à medida em que os estudantes progridem no ensino dos fonemas (the letter)

Alunos de primeira série normalmente possuem alguma experiência com a fonética-- aprendendo a relação entre os grafemas (letras escritas) e os fonemas (sons individuais da linguagem). Encarar as vogais, que podem representar sons diferentes, é uma das habilidades mais desafiadoras no aprendizado da leitura. Professores normalmente começam com sons de vogais curtas, fáceis de aprender como "a" em "avião", "e" em "escola", "i" em "igreja", "o" em "olhos" e "u" em "urano".

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Jogo de fazer palavras

Os estudantes se tornam mais cientes dos sons de vogais curtas quando eles usam a fonética sintética, ou a mistura dos sons para criar palavras reconhecíveis. Cada criança deve ter um cartão demonstrando o som que a classe está aprendendo, junto com cartões que possuem sons consonantais e combinações impressas neles. Eles colocam o cartão da vogal no meio e encontram consoantes para ir na frente e atrás da vogal, criando uma palavra pequena, formada de consoante, vogal e consoante, como "sol", "lar" ou "mel". Os estudantes então leem a palavra que criaram em voz alta e as escrevem em uma lista.

Distribuindo por som

No livro "Direct Instruction Reading," o autor Douglas W. Carnine e seus colaboradores, explicam que os alunos precisam identificar a fonética analítica -- os sons das vogais nas palavras que escutam. Eles podem escutar o som da vogal nomeando uma figura e então distribuir palavras como "cão", "topo" e "gato" ou "chato", "panela" e "lacuna" em grupos de acordo com o som da vogal.

Adicione movimento

Para alguns estudantes, conectar um movimento a cada som pode ajudá-los a aprender mais facilmente. Para o som /a/, os estudantes podem pensar na palavra "adicionar" e fazer um sinal de "mais" com seus dedos. As crianças lembram da palavra "exercício" e podem fazer algum exercício rápido enquanto pronunciam o som /e/. Assim que os alunos disserem o som /i/, eles podem pensar na palavra "igreja" e imitar a ação de rezar. O som da interjeição "oh", fará os estudantes dizerem o som /o/. A palavra "música" representa o som de "u", e as crianças podem dançar ao pronunciar o som /u/.

Caça ao tesouro

Assim que os estudantes tiverem um entendimento dos sons de vogais curtas, eles devem lê-las em contexto, chamado também de fonética embutida, em uma simples livro com palavras contendo o som ou sons que aprenderam. Eles podem circular, colorir ou realçar as palavras que contém o som de vogais curtas, usando várias cores para procurar sons de vogais múltiplas. Após identificar as palavras com as vogais, eles podem praticar ao ler o livro.

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