Como ensinar a composição e decomposição de números para alunos da 1ª série

Escrito por theon weber | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar a composição e decomposição de números para alunos da 1ª série
Você pode ensinar às crianças a composição e a decomposição de números utilizando cartas. (cards image by Aleksandr Lobanov from Fotolia.com)

Apesar de se esforçarem para aprender matemática, algumas crianças apresentam dificuldades em enxergar os números da forma como deveriam - e não necessariamente compreendem que os números podem ser expressos como a combinação de outros. Ensinar a decomposição de números logo cedo é importante para desenvolver nos alunos esta capacidade de abstração. Decompor um número é simplesmente transformá-lo em uma equação com números menores - transformar "256" em "200 + 50 + 6", por exemplo. Com alguns exemplos práticos para facilitar a assimilação do conceito pelas crianças, você pode facilmente ensinar a elas a habilidade de pensar nos números e incentivar um pensamento matemático mais criativo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Cartas (você pode confeccioná-las com uma canetinha e papel cartão)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Mostre aos alunos uma série de cartas: algumas com um ponto, outras com dez pontos.

  2. 2

    Coloque algumas cartas na mesa de modo que os pontos se somem formando um número relativamente pequeno - como 13. Pergunte aos alunos quantos pontos há na mesa. Anote o número na lousa.

  3. 3

    Pergunte a eles quantos pontos há em cada carta, e anote estes números também, em forma de uma equação - "10 + 1 + 1 + 1 = 13".

  4. 4

    Diga a eles que, como podem ver, é possível saber o número total de pontos a partir da adição dos pontos de cada carta. Explique que, se você possuísse cartas o suficiente, poderia representar qualquer número que eles quisessem.

  5. 5

    Escreva um número bem maior, como 112. Diga aos alunos que este número demandaria uma quantidade bem maior de cartas para representá-lo, então é melhor possuir uma carta com um número maior de pontos. Confeccione uma carta com 100 pontos, coloque-a ao lado de uma carta de 10 pontos e duas cartas de 1 ponto, e escreva a equação.

  6. 6

    Faça um jogo com eles. Escreva um número e pergunte como uma combinação de 100s, 10s e 1s poderia resultar no número em questão. Faça esta pergunta para uma quantidade razoável de números de proporções diferentes.

  7. 7

    Dê uma pequena quantidade de cartas para cada aluno e deixe que eles pratiquem a composição de números com elas. Se quiser, pode brincar de um jogo como bingo - escreva um número na lousa e veja se alguém consegue compô-lo com suas cartas.

  8. 8

    Elabore alguns problemas nos quais os alunos tenham que decompor alguns números em equações, e forneça equações para produzir números únicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível