Atividades para o cálculo da área do triângulo

Escrito por katie tonarely | Traduzido por romério júnior
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Atividades para o cálculo da área do triângulo
O uso de jogos matemáticos em sala de aula pode ajudar a evitar o desinteresse do aluno (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Como a geometria tem muitas fórmulas diferentes, os alunos frequentemente cometem erros, pois esquecem qual fórmula se aplica a determinada figura geométrica. Para ajudá-los a se lembrar de que a área de um triângulo é a metade da base multiplicada pela altura, ofereça-lhes atividades simples. O uso de uma lousa digital interativa, representações visuais e dinâmicas de grupo são exemplos de atividades que podem ser usadas para aprimorar o aprendizado.

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Sites interativos

Professores com lousa digital podem utilizar jogos online interativos para ajudar os alunos a calcularem a área do triângulo. Esses jogos funcionam bem em uma lousa digital, pois os alunos podem manipular a tela e trabalhar na resolução dos problemas. Essas lousas podem ser usadas em áreas temáticas distintas. Para ajudar os estudantes a aprenderem a área do triângulo, os professores podem apresentar jogos como o do Triângulo de Pascal, do site da Biblioteca Nacional de Manipulativos Virtuais (National Library of Virtual Manipulatives), uma biblioteca virtual mantida desde 1999 pela Universidade do Estado de Utah (EUA). O jogo do Triângulo de Pascal permite que os alunos manuseiem os triângulos e estudem as características específicas dos triângulos individualmente.

Representações visuais

Nessa atividade, os alunos usarão o corpo para a prática da representação visual. Para realizá-la, divida-os em grupos de quatro. Três alunos representam cada lado de um triângulo, enquanto o quarto fica encarregado de descobrir a área. Os membros que fazem parte do triângulo devem segurar um papel que informe o comprimento do lado que representam, para que o quarto membro consiga ver facilmente as medidas. Dessa maneira, o quarto membro deve calcular a área do triângulo e os outros integrantes conferem o resultado. Assim que descobrirem a resposta correta, os estudantes trocam de posição para que um outro membro do grupo descubra a área do novo triângulo a ser formado.

Solução de problemas

A "Solução de problemas", um método de aprendizagem cooperativa, é altamente indicada no que se refere à revisão dos conceitos básicos. O Dr. Spender Kagan, autor de ''Cooperative Learning'' (Aprendizagem Cooperativa), sugere que os alunos dividam-se em grupos de quatro e escrevam um problema em uma ficha pautada. Cada grupo deve achar a resposta correta do problema e escrevê-la atrás da ficha. Para a área de um triângulo, deve-se desenhar um triângulo fornecendo a base e a altura. Atrás da ficha, as equipes definem a área do triângulo. Depois, passam-na adiante para outra equipe, que, por sua vez, vai tentar encontrar a área da figura. Calculada a área, vira-se a ficha para conferir com a resposta proposta pelo grupo autor do problema. Se a resposta coincidir, passa-se novamente a ficha adiante para que outra equipe repita o processo. Se a resposta não coincidir, o grupo escreve logo abaixo a resposta que considera correta, seguida de uma justificativa.

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