Atividades escolares criativas na primeira infância

Escrito por emily roysdon | Traduzido por ingrid furtado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades escolares criativas na primeira infância
Liberdade e criatividade fazem parte do aprendizado (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Talvez o mais importante para lembrar quando se planeja um currículo para crianças no maternal seja o sentido da palavra “currículo”, que não é o que bebês precisam. Lições estruturadas ou rotinas rígidas de estudo não são apropriadas para essa faixa etária, conforme a NAEYC (Associação Nacional para a Educação de Jovens Crianças, dos EUA). O mais importante é que o bebê explore o mundo ao seu redor. Por isso, um currículo escolar criativo é o que realmente maximize o fluxo de descobertas.

Outras pessoas estão lendo

Criadores de música

A chamada primeira infância já vem com uma trilha sonora. Crianças aprendem primeiro a identificar o que elas podem ouvir e ver, de sirenes de bombeiros até gatinhos fazendo “miau”. E eles contam com esse conhecimento como base para mais aprendizado. Então, músicas e rimas em berçários são boas opções justamente porque têm ritmos previsíveis e são de fácil compreensão para os bebês. Segundo a organização NAEYC, a linguagem oral da primeira infância é um importante predecessor para a leitura e compreensão de textos em uma fase escolar mais avançada. Use música ou rimas em todas as rotinas de sala de aula e na hora do intervalo, da troca de fraldas e até no momento da criança ir embora. Um exemplo é o trabalho de Shea Darian chamado “Seven Times the Sun” (Sete vezes o sol), que oferece canções simples, mas bem criativas, mais até do que programas infantis de televisão.

Atividades escolares criativas na primeira infância
Trabalhe com música e ritmo sempre em sala de aula (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Criações artísticas

Quando se trata de arte, as crianças podem usar e abusar da criatividade em praticamente qualquer meio. O objetivo deve ser sempre uma experiência sensorial, e não a reprodução ou cópia do que o adulto faz. Nessas horas, deve-se permitir o contato livre da criança com tintas, massinha, giz e lápis de cor. Ou seja, qualquer meio que permita que a criança controle e faça sua própria criação artística. Mas atenção: mostrar o modelo de um adulto, como um desenho, e pedir que a criança copie não é uma boa abordagem. Isso passa o recado de que a criação do bebê é secundária e inferior à do adulto, levando a criança a ter receio de criar qualquer coisa mais tarde.

Atividades escolares criativas na primeira infância
Deixe que a criança use e abuse da criatividade (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Procure movimentá-los sempre

Dê à criança tempo suficiente para se movimentar bastante, dentro de sala e também ao ar livre. Em tempos chuvosos ou de ventania, faça uma “festa dançante” dentro da escola, para que eles se movimentem sempre. Aprenda passos simples de ioga e pratique com as crianças em um círculo antes da soneca. Ao planejar suas atividades, pense em cada bebê em sua sala em termos de movimento -- alguns conseguem ficar quietos ao ouvir longas estorinhas, outros, não. Músicas e estórias mais agitadas satisfarão a necessidade de todos

Atividades escolares criativas na primeira infância
Deixe a criança brincar bastante em sala de aula ou no parquinho da escola (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Experimente e ensine

Planeje suas lições de forma bem específica. Em vez de ensinar tudo sobre árvores, por exemplo, foque nas folhas e cores. Explore os cheiros, os sons e as texturas das folhas. Decalque e use-as como pincéis. Faça pilhas delas para que as crianças pulem. Faça decalques de folhas e também insira a natureza em sala de aula com arranjos de plantas e partes delas, como os caroços, enfeitando as prateleiras. "Roots, Shoots, Buckets and Boots”, de Sharon Lovejoy é um ótimo livro para levar as atividades externas para dentro da sala de aula.

Atividades escolares criativas na primeira infância
Deixe que as crianças sintam as texturas, escutem os cons e sintam os cheiros das plantas (Easter eggs and easter plant image by wime from Fotolia.com)

Considerações

Os pais dos alunos poderão ser o obstáculo número um quando se trata de criar um currículo mais personalizado, que atenda às necessidades de cada criança. Muitos deles esperam ver o quadro da sala de aula cheio de criações idênticas. Outros ficarão fixados na ideia de sucesso acadêmico precoce nas vidas de seus filhos, e precisarão que os profissionais de ensino os encorajem e assegurem que eles não estão somente oferecendo um ensino apropriado, mas que também servirá como base para a educação futura do bebê. A NAEYC enfatiza que um currículo de qualidade para crianças do maternal é aquele que oferece pilares para o desenvolvimento acadêmico futuro, sem enfatizar apenas estruturas formais que desconectam a criança das experiências do dia a dia.

Atividades escolares criativas na primeira infância
Tranquilize os pais da criança de que esse é melhor ensino (walking the toddler image by jimcox40 from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível