Atividades escolares sobre as drogas

Escrito por emilia lamberto | Traduzido por isadora f. carvalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A fim de que escolhas mais seguras sejam feitas, os estudantes devem ser educados e alertados sobre os perigos das drogas e do álcool. Ainda que conversar com eles sobre isso seja benéfico, isso provavelmente não é tão interessante quanto atividades em que eles mesmos ponham mão na massa. Educar os estudante sobre as drogas e o álcool pode ser exatamente o que eles precisam para entender melhor e evitar as pressões de outros colegas para usar drogas ilegais.

Outras pessoas estão lendo

Semana da fita vermelha

Em 1985, a caminho de encontrar sua esposa para o almoço, Enrique Camarena foi sequestrado e assassinado depois de investigar traficantes de drogas mexicanos. Hoje, milhões de pessoas ao redor do mundo o lembram e fazem votos por uma vida sem drogas durante a "Semana da fita vermelha", na última semana de outubro. Fitas vermelhas são usadas para se impor contra o uso ilegal de drogas. De modo a participar nesse evento, estudantes podem usar fitas na escola, soltar balões vermelhos para comemorar os feitos de Camarena, organizar um pequeno desfile pela escola protestando contra as drogas ou apenas se vestir de vermelho. A escola também pode optar por dias com temáticas específicas, como o dia em que "As drogas não têm poder sobre mim", onde estudantes marcham em frente à escola de mãos dadas; um dia que se chama "Nenhuma droga é tão doce", onde estudantes vistem roupas de exercício; ou o dia de "Bloqueio às drogas", onde estudantes são encorajados a usar óculos de sol.

Banda contra as drogas

Após dividir os estudantes em grupos de três a cinco, indique uma droga específica para cada grupo (por exemplo: LSD, álcool, nicotina, cocaína, maconha, metanfetamina, medicamentos controlados, heroína, sálvia, peyote). Então, será pedido que eles pesquisem informações sobre a droga, como aparência, efeitos para a mente e o corpo, nomes de ruas para a droga, leis contra essa droga e a ajuda necessária para se livrar do vício. Com essas informações, eles irão criar uma música contra a droga baseada em sua droga específica. O grupo pode escolher o gênero da música. Algumas já famosas que são familiares podem ser usadas para criar seu próprio ritmo. As letras precisam ser 100% originais e discutidas pelo grupo . Finalmente, eles devem escolher o nome da banda e criar um álbum para a sua mensagem contra as drogas. Para completar a tarefa, os estudantes devem apresentar suas músicas. Depois de cada apresentação, eles devem ser encorajados a escrever algo sobre o que aprenderam com as músicas de cada grupo.

Pressão dos biscoitos

Escolha voluntários da sala de aula e traga-os para a frente da turma, depois, sente-os ao redor da mesa. Coloque um prato de biscoitos no centro dela. Passe instruções para cada voluntário e explique que ninguém deve ver as instruções do outro. Três desses voluntários terão instruções de comerem um biscoito e convencerem outra pessoa de fazer o mesmo. Outro voluntário terá instruções para um biscoito a cada três minutos. Finalmente, o último voluntário será instruído a não comer nenhum biscoito. Após sete minutos, pergunte ao voluntário que não deveria comer um biscoito como ele se sentiu ao ser pressionado a fazer algo que não deveria. Pergunte ao estudante que comeu um biscoito a cada três minutos como ele se sentiu ao ser pressionado. O voluntario que não comeu o biscoito deve dizer como se sentiu quando o outro voluntário cedeu. Pergunte aos outros como se sentiram ao serem persuadidos pelos outros. Esta atividade é pensada para mostrar tanto os perigos da pressão como nossas habilidades de tomar nossas próprias decisões.

Preparando-se contra as drogas

Para mostrar aos alunos que é importante apoiar e depender uns dos outros, em vez de depender das drogas, esta atividade requer a solução e a discussão sobre a melhor maneira de resolver um problema. Divida a classe em grupos e vende cada aluno depois de explicar o que vai ser feito. Cada grupo tem uma corda e deve criar um quadrado com ela. Cada membro do grupo deve segurar uma esquina da praça quando o projeto estiver concluído. Para fazer isso, os alunos não serão capazes de ver, mas vão ser capazes de conversar durante a atividade e de apoiar uns aos outros quando eles ficarem frustrados. Quando disserem que terminaram, o professor pode pedir que retirem suas vendas. Cada grupo irá, então, discutir as dificuldades que enfrentaram e como encararam tudo. Mesmo que os grupos não acabem fazendo um quadrado, é importante falar sobre as coisas positivas que ocorreram, como a comunicação e palavras de incentivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível