Mais
×

Atividades para formação de equipes de basquete

Atualizado em 23 março, 2017

A boa interação de uma equipe é essencial para o sucesso em todos os esportes, principalmente no basquete, um esporte que envolve passes rápidos. Os jogadores devem ser capazes de comunicar-se bem uns com os outros para que saibam onde encontrar os companheiros de equipe na quadra. A interação pode ser melhorada no período entre temporadas, ao praticar exercícios de formação de equipes em vez de jogos normais.

Desenvolver atividades de formação de grupo é essencial para que haja um bom entrosamento entre os jogadores (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Exercício de 24 segundos

Peça a todos da equipe que se alinhem sobre a linha de base e fiquem de mãos dadas. O objetivo desse exercício é mover todos juntos até a outra linha de base e voltar. O exercício é cronometrado e a equipe deve completar a ida e vinda na quadra em um tempo próximo a 24 segundos. Para realizar o exercício com sucesso, a equipe deve comunicar-se de forma eficaz para que todos andem no mesmo ritmo. Como treinador, deve-se observar todos os conflitos entre os integrantes da equipe, especialmente se forem questões recorrentes entre os jogadores. É muito melhor lidar com questões de interação durante uma prática a lidar com elas durante um jogo importante.

Exercício de compartilhamento da bola

Divida a equipe em grupos menores de cinco a seis jogadores. Comece dando uma bola de basquete a um jogador em cada equipe. Cada jogador deve tocar na bola uma vez durante o exercício e dois jogadores não podem tocar a bola ao mesmo tempo, por isso ela deve ser passada para o próximo jogador. A pessoa que passa a bola deve dizer o nome do próximo jogador que a pegar. Esse exercício deve começar a ser cronometrado assim que o primeiro jogador gritar o nome de um companheiro de equipe e deve parar quando o último jogador receber a bola. Esse exercício incentiva o hábito de passar e envolver cada companheiro de equipe no jogo.

Exercício dos olhos vendados

Esse exercício ensina os jogadores a se comunicarem com clareza e eficiência. Divida os jogadores em equipes de dois, dando a cada equipe uma venda para os olhos. Alinhe as equipes ao longo das linhas laterais e peça a um jogador de cada equipe usar a venda. Os jogadores que não estão com os olhos vendados equipe colocam um cone em algum lugar na quadra em frente a eles. Certifique-se que seja colocado longe o suficiente para oferecer um desafio. O jogador que não tem os olhos vendados deve direcionar verbalmente o seu parceiro para que ele localize o poste. Para tornar o exercício mais difícil, coloque obstáculos no caminho do jogador com os olhos vendados.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article