Regras do jogo de cartas Sequence

Escrito por andrea reuter | Traduzido por ritaciro cavalcante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Regras do jogo de cartas Sequence
Divirta-se com seus amigos jogando Sequence!

Sequence é um jogo de tabuleiro e cartas, publicado pela Jax Ltd. A versão padrão do jogo usa cartas de baralho, mas a Jax Ltd. também cria edições usando localizações geográficas e matemática simples, além de um jogo com dados.

Outras pessoas estão lendo

Instruções básicas

O jogo Sequence usa fichas azuis, verdes e vermelhas, 104 cartas de baralho (dois baralhos completos) e um tabuleiro mostrando as cartas. Cada canto do tabuleiro tem um espaço livre que pode ser usado por qualquer jogador, sem colocar uma ficha nele.

O objetivo do jogo é criar no tabuleiro colunas horizontais, verticais ou diagonais, usando cinco fichas, as sequências. Em jogos com dois jogadores ou dois times, é preciso fazer duas sequências para ganhar, enquanto que em jogos com três jogadores ou times, uma basta. Para jogos que exigem duas sequências, apenas uma ficha que está presente na primeira sequência pode ser usado na segunda.

Os valetes não aparecem no tabuleiro, mas elas dão benefícios extra. Um valete de paus ou ouros age como um coringa, que permite ao jogador colocar uma ficha em qualquer espaço vazio no tabuleiro. Um valete de copas ou espadas dá ao jogador o poder de remover uma ficha do oponente do tabuleiro, exceto as de sequências completas.

Como jogar

Cada pessoa escolhe uma cor para as fichas. Como há apenas três cores, se houver mais de três jogadores, equipes precisam ser formadas. Cada jogador corta o baralho e a pessoa com a menor carta é o carteador (os ases valem mais). As cartas são embaralhadas e distribuídas. Em jogos com dois jogadores, cada pessoa recebe sete cartas; com três ou mais, cada uma recebe seis cartas; para seis jogadores, cinco cartas para cada; com oito ou nove jogadores, quatro cartas; e, em jogos de dez ou doze jogadores, cada um recebe três. As cartas restantes ficam em uma pilha.

O jogador à esquerda do carteador vai primeiro. Em seu turno, um jogador descarta uma carta de sua mão e coloca uma ficha num espaço do tabuleiro que combina com o naipe e o número da carta descartada, com o objetivo de criar uma sequência ou impedir que um oponente a crie. A pessoa deve sacar uma nova carta e passa a vez para o jogador à sua esquerda. Se ela esquecer de sacar uma carta e passar a vez, ela não pode voltar para sacar a carta.

Se a carta não puder ser jogada porque seus espaços foram todos tomados, é considerada uma carta morta e o jogador que a segura pode descartá-la e sacar uma nova carta. Apenas uma carta morta pode ser destacada por vez.

Jogo em equipes

Cada equipe deve ter o mesmo número de jogadores. Os membros de uma equipe usam a mesma cor e sentam-se em posições alternadas. As regras são mesmas do jogo individual, os membros devem trabalhar juntos para criar as sequências. Dicas ou sugestões não podem ser trocadas entre jogadores da mesma equipe. Se alguém quebrar esta regra, ele e seus parceiros devem descartar uma carta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível