Atividades de introdução ao perímetro

Escrito por grace williams | Traduzido por yago lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de introdução ao perímetro
Aprenda a calcular o perímetro de figuras geométricas (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

O perímetro de uma figura geométrica é a medida do contorno dela. O perímetro pode ser aplicado aos polígonos, círculos e formas compostas. Polígonos são um grande grupo de formas fechadas com lados retos, o que inclui quadrados, retângulos, triângulos e trapézios. Existem formulas que ajudam a encontrar os perímetros de algumas dessas figuras, mas geralmente tudo se baseia em somar os comprimentos dos lados.

Outras pessoas estão lendo

Polígonos regulares

Num polígono regular, todos os lados tem comprimento igual. Quadrados, triângulos equiláteros, quadriláteros, pentágonos e hexágonos são todos polígonos regulares. Determinar o perímetro de um polígono regular é fácil: basta multiplicar o número de lados pelo comprimento de um lado. Por exemplo, um quadrado de lado igual a 2 centímetros deve ter um perímetro de 4 x 2 = 8, já que um quadrado tem quatro lados.

Aprenda a resolver problemas no caminho inverso. Por exemplo, o problema pode pedir o comprimento de cada lado de um pentágono de perímetro igual a 20. Calcule a resposta dividindo o perímetro pelo número de lados: 20 / 5 = 4.

Polígonos irregulares

Polígonos irregulares possuem lados de comprimentos diferentes. Mas em retângulos e paralelogramos, ainda existem lados que são iguais. Retângulos possuem dois lados grandes, chamados de comprimento, conectados por um par de retas pequenas, chamadas de largura. A formula para encontrar o perímetro do retângulo é 2L + 2W , onde o "L" é a medida do comprimento e "W" é a da largura.

Paralelogramos possuem dois lados grandes que são iguais e dois inclinados, menores, mas iguais entre si. A formula para o perímetro do paralelogramo é 2A + 2B, onde "A" é a medida do lado grande e o "B" é a medida do lado inclinado.

Se o polígono irregular não possui lados que são iguais, como em um triângulo retângulo, você deve simplesmente somar o valor de todos os lados. Por exemplo, um triângulo retângulo medindo 3 e 5, com hipotenusa medindo 8 terá um perímetro de 3 + 5 + 8 = 16.

Círculo

O perímetro de um círculo pode ser calculado usando tanto o diâmetro quanto o raio. O diâmetro é a reta que liga um lado ao outro do círculo. Raio é a distância do centro do círculo a um lado, que também pode ser a metade do diâmetro. A formulas para calcular o perímetro do círculo são πd ou 2πr, onde "d" é o diâmetro do círculo e "r" o raio. O "Pi", representado por "π", é um número irracional.

Figuras compostas

Figuras compostas são figuras geométricas com lados irregulares que geralmente parecem ter duas formas, como um retângulo e um quadrado que foram unidos. Se todos os valores dos lados foram dados, simplesmente some os valores para encontrar o perímetro. Mas se há lados faltando, você vai ter que determinar os valores desconhecidos. Quando encontramos valores desconhecidos de uma figura composta, nos baseamos na informação dada no enunciado. Por exemplo, se o lado de baixo é igual a 20 e a parte de cima consiste em um quadrado de lado paralelo e igual a 5 e há ainda uma quantidade desconhecida ao lado, basta subtrair 20 - 5 = 15 para saber a largura da região desconhecida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível