Mais
×

Atividades de responsabilidade pessoal para adolescentes

Atualizado em 20 julho, 2017

Ajudar adolescentes a se tornarem mais independentes e responsáveis é algo que não é apenas importante, mas também gratificante para o adolescente, bem como, para seus pais. Existem muitas maneiras benéficas para ensinar seus filhos sobre algumas das responsabilidades que vêm junto com a vida adulta.

Ensine seu adolescente a se tornar autossuficiente com responsabilidades pessoais (Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images)

Tarefas

Ao invés de dar a seu filho adolescente uma tarefa só por fazer, considere recompensá-lo por elas. Se ele recebe uma mesada, seja rigoroso com o fato de que o recebimento deste dinheiro vai depender da realização das tarefas. Se não for o caso, considere atribuir-lhe benefícios pela realização de seus deveres. Por exemplo, calcular o custo da conta de celular e adicionar o valor de suas responsabilidades cumpridas. Isso ajuda a incutir o sentimento de ter que trabalhar pelo que querem.

Direitos Sociais

Outra maneira de ajudar seu filho adolescente a crescer, é fazê-lo ganhar o direito de sair com os amigos. Cada semana ou mês, observe suas atitudes, comportamentos ou tarefas, e recompense-o com o privilégio de sair com seus amigos. Ao invés de punir qualquer mau comportamento, forçando-o a ficar em casa, ele não terá ganho o direito de fazer o contrário.

Cozinhar

Considere a possibilidade de deixar seu filho responsável pelo jantar da família, por pelo menos, uma vez na semana. Estabeleça uma mesma noite (ou duas) para torná-lo mais comprometido. Isso incentiva o adolescente a assumir a responsabilidade seriamente, e o ajuda a aprender a cozinhar sozinho.

Confie-lhes suas finanças

Uma maneira de ajudar o adolescente a desenvolver sua responsabilidade com suas próprias finanças é dar-lhes todo o dinheiro que precisam para o mês de uma só vez. Inclua o custo de seu telefone celular, dinheiro do almoço, transporte, gastos extras, etc. Ter responsabilidades financeiras verdadeiramente em suas mãos, favorece o consumo responsável.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article