Atividades com sons de vogais na língua inglesa

Escrito por glenda race | Traduzido por ana wanderley
Atividades com sons de vogais na língua inglesa
Compreender as vogais é uma parte importante no aprendizado do idioma inglês (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

As cinco vogais do alfabeto inglês produzem múltiplos sons de vogais e uma variedade ainda maior de combinações de letras usadas para soletrar esses sons. As vogais em inglês têm sido tradicionalmente agrupadas de acordo com vogais longas, as quais geralmente soam igualmente aos seus nomes: A, E, I, O, e U, e vogais curtas. As atividades com sons de vogais incluem planilhas, jogos e poesia que ajudam os estudantes a distinguir os sons de vogais longas e curtas, e suas representações ortográficas.

Distinguir as vogais das consoantes

Tente fazer o som de uma consoante, como o som "b", sem mover os lábios. Os sons das vogais são produzidos sem fechar os lábios. Cantar A-E-I-O-U ( uma variação de B-I-N-G-O) ajuda os alunos a distinguirem as vogais das consoantes. Nas formas curtas, ah-eh-ih-oh-ue, as vogais produzem um som mais suave. Além disso, a letra Y pode funcionar como vogal e produzir o som "E" no final de palavras como happy ou o som de "I"como em fly. Assim, cada palavra em Inglês deve conter uma vogal, então os pais e professores podem pedir aos alunos para identificarem as vogais em qualquer palavra escrita quando lerem juntos.

Sons de vogal curta

Escreva palavras nas quais cada vogal tenha um som de vogal curta como "ah" em cat, "eh" em pet, "ih" em hit, "o" em stop e "u" em put. Perceba que os sons das vogais curtas estão geralmente sozinhos em cada sílaba da palavra que estão presentes. Por exemplo, an, pet, in, dot e put usam letras de sons curtos. Igualmente pet, dot e put seguem o padrão de letra consoante, vogal, consoante (CVC). Ajudar as crianças a identificarem as palavras com esse padrão é parte do programa "Clifford Phonics Fun Activities".

Sons de vogal longa

Explique que os sons das vogais longas são idênticos aos sons dos nomes das vogais. Por exemplo, rain tem o som "A", eat tem o som "E", ice tem o som "I", coat tem o som "O" e cute tem o som "U". As vogais longas têm outra letra (geralmente silenciosa) que dá suporte para pronunciar o mesmo som que o nome da letra.

Múltiplas combinações de vogais para vogais longas

Leia poemas, como aqueles disponíveis no site Word and Pictures da BBC, para mostrar como os sons de vogais longa são representados. Por exemplo, a palavra cake segue o padrão consoante-longa vogal-consoante-silencioso "e" para o "A" longo. O mesmo padrão é usado para gene, line, note e flute. Outro padrões de vogal incluem "ai" como em rain, "ea" em eat, "oa" em goat e "ue" em blue.

Tic-Tac-Toe

Use essas palavras como amostra e outras encontradas em livros infantis e faça o jogo tic-tac-toe. Por exemplo, uma jogador escreve palavras com uma vogal curta a, como pan, e outro jogador escreve uma palavra com um som de vogal longa como cake. Perceba que os sons de vogais poderiam usar a mesma letra, ou no caso do I longo e Y seriam diferentes.

Conforme os estudantes aprendem que sons como "I" podem ser soletrados como "ight" em light ou "ite" em bite, eles verão padrões, mas não seguindo perfeitamente as regras. As atividades usando sons de vogais podem tornar esse aprendizado mais divertido, e não frustrante.