on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar autoclave

Atualizado em 14 setembro, 2017

Usar uma autoclave é a maneira mais eficaz de esterilizar equipamentos médicos e científicos. Embora a simples fervura em água à pressão normal mate a maioria dos micróbios e esporos, ela não matará todos eles. A autoclave pressuriza a água a 1 atmosfera ou 15 libras por polegada quadrada, o que eleva o ponto de fervura da água. Em seguida, ela aquece a água até ferver na sua nova e elevada temperatura de ebulição. Assim, fica quente o suficiente para matar todas as formas de vida e esterilizar o aparelho ou equipamento em cerca de 15 minutos.

Instruções

A autoclave é utilizada para esterelizar equipamentos médicos (surgical image by JASON WINTER from Fotolia.com)
  1. Gire o botão de controle da válvula de drenagem na autoclave, geralmente localizado na parte frontal inferior da máquina, para a posição fechada.

    Loading...
  2. Abra a porta da autoclave e adicione água quente na parte inferior desta abertura, enchendo-a até um pouco abaixo da abertura do reservatório frontal. Na maioria das máquinas, isso levará quase 4 litros de água.

  3. Coloque o material a ser esterilizado na prateleira da autoclave. Líquidos em garrafas devem estar 3/4 ou menos completos, com as tampas ligeiramente afrouxadas. Os pratos de petri limpos devem ser colocados no lado superior, já os contaminados são colocados com ágar para baixo, e os instrumentos devem ser enrolados em papel marrom, que é grampeado para protegê-los.

  4. Feche a porta da autoclave e pressione o trinco longo para travá-la firmemente.

  5. Segure o interruptor de escape, localizado no meio superior da maioria das máquinas, para retardar o escape se você estiver esterilizando materiais que contenham água, ou aperte escape rápido para esterilizar aparelhos comuns.

  6. Gire o timer para selecionar a duração apropriada do tempo de esterilização. Para máquinas de pequeno volume, são 15 minutos; para as que contém mais de 1 litro, são 30 minutos; e para as máquinas maiores com quase 4 litros ou mais de volume, você deve selecionar um ciclo de 60 minutos. Isso inicia a máquina.

  7. Aguarde até o indicador do temporizador e da pressão ler zero e, em seguida, abra a porta, tendo o cuidado de manter as mãos, braços e rosto longe das partes superiores da porta por onde o vapor está saindo, pois ele pode queimar você.

  8. Remova os itens esterilizados usando luvas estéreis à prova de calor. Despeje algum ágar derretido contaminado imediatamente em um recipiente de resíduos biológicos de risco, em seguida, lave os artigos de vidro com água quente.

  9. Gire o controle do dreno da válvula na autoclave para a posição aberta para esvaziar a água.

Loading...

Aviso

  • Tenha muito cuidado ao segurar itens recém-esterilizados, pois eles estão quentes. Eles devem ser manuseados com luvas estéreis para preservar a sua esterilidade.
  • Nunca abra a porta da autoclave antes do medidor de pressão baixar até zero.

O que você precisa

  • Luvas resistentes ao calor
Loading ...
Loading ...