O que é uma avaliação da capacidade funcional?

Escrito por ashley seehorn | Traduzido por monique oliveira
O que é uma avaliação da capacidade funcional?

Fisioterapeutas normalmente conduzem ACF

Massage therapist carrying out a Thai body massage. image by Deborah Benbrook from Fotolia.com

Uma Avaliação da Capacidade Funcional (ACF) é uma avaliação abrangente de capacidades relacionadas com o trabalho de um indivíduo. É um terapeuta ocupacional ou um fisioterapeuta quem comanda a parte principal da ACF. Essas avaliações são cruciais para pedidos de indenização ou incapacidade do trabalhador. Os componentes de uma ACF são muitas vezes específicos para a ocupação de cargo atual do indivíduo que está sendo avaliado.

Outras pessoas estão lendo

Objetivo

Médicos, companhias de seguro, departamentos de trabalho e outras entidades utilizam as ACF por inúmeras razões, incluindo colocações de trabalho, análise de capacidade do indivíduo de retornar ao trabalho, avaliação de presença de uma deficiência e planejamento do tratamento.

Componentes ACF - entrevista e avaliação clínica

A ACF é composta por quatro fases: entrevista, avaliação clínica, avaliação funcional e análise e recomendações. Durante a fase da entrevista, a enfermeira vai se reunir com o indivíduo para determinar se existem quaisquer condições ou restrições que impediriam a participação do indivíduo na avaliação, tais como pressão arterial elevada ou limitações respiratórias. Os sistemas orgânicos analisados na avaliação clínica incluem: tegumentar, cardiovascular, pulmonar, neuromuscular e músculo-esquelético. O terapeuta também vai entrevistar o cliente para avaliar a percepção que o próprio cliente tem de sua condição. Na fase de avaliação clínica, o terapeuta irá examinar a força de pressão do cliente, a aderência, coordenação, equilíbrio, amplitude de movimento e sensação. Quaisquer limitações físicas seriam evidenciadas neste ponto da avaliação.

Componentes da ACF - avaliação funcional e análise

Durante a sequência de avaliação funcional, o terapeuta pede ao cliente para completar atividades físicas, tais como caminhar, levantar e carregar objetos. Estas tarefas são muitas vezes específicas para a colocação do indivíduo no trabalho. Na fase final da avaliação o terapeuta analisa o desempenho do indivíduo, revela suas descobertas para o cliente, e faz recomendações relacionadas ao propósito do exame.

Níveis característicos de demanda física

Como parte do ACF, o terapeuta determina o nível de expectativas de trabalho físico que o indivíduo pode cumprir de forma sensata. Os níveis de exigência física são as seguintes: muito pesado, pesado, médio, leve e sedentário. Muito pesado significa que o indivíduo deve exercer mais de 9,09 quilograma-força — Kgf (em empurrar, levantar, puxar ou carregar) constantemente, mais de 22 Kgf com frequência, ou mais de 45 Kgf ocasionalmente. Demandas pesadas incluem: exercer entre 4,5 a 9,09 Kgf constante, de 11,3 a 22 Kgf frequentemente, ou 22 a 45 Kgf ocasionalmente. Médio significa usar até 4,5 Kgf constante, de 4,5 a 11,3 Kgf frequentemente, ou 9,09 a 22 Kgf ocasionalmente. O trabalho leve exigi o uso de uma quantidade insignificante de força para mover objetos com regularidade, até 4,5 Kgf frequentemente, ou até 9,09 Kgf ocasionalmente. Cargos sedentários podem exigir até 4,5 Kgf para manipular objetos ocasionalmente. Esses trabalhos envolvem ficar sentado a maior parte do tempo, mas pode exigir caminhar ou ficar de pé.

Conclusões

Uma vez completa a avaliação de capacidade física, o examinador deve listar o que foi detectado, incluindo o nível aeróbico do indivíduo, seus níveis característicos de demanda física, o quão perto as habilidades do indivíduo correspondem ou não para o cargo almejado, e seu progresso funcional. O progresso funcional pode incluir o quão bem o cliente parece estar respondendo ao tratamento.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media