Como fazer o balanceamento interior ou exterior das rodas

Escrito por chris stevenson | Traduzido por eduardo gama
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Como fazer o balanceamento interior ou exterior das rodas
Pneus devidamente balanceados irão melhorar a dirigibilidade e evitar o gasto prematuro (tires 2 image by Pontus Edenberg from Fotolia.com)

Pneus corretamente balanceados asseguram que eles durarão até o limite garantido ou além. Eles vêm com imperfeições e falhas já de fábrica. Por menores que essas imperfeições sejam, a diferença de tolerância pode fazer com que o pneu fique saltando na vertical ou balançando em seu eixo de rotação. Quando balanceados corretamente irão evitar o desgaste prematuro, permitindo melhor consumo de combustível e fornecendo uma direção mais confortável e suave. Para ter o balanceamento correto, que pode ser feito em qualquer borracharia, você pode aprender como "dividir" a distribuição de peso entre os lados da roda.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Chave de roda
  • Macaco
  • Cavaletes
  • Alicate para balanceamento de rodas
  • Tíner
  • Espátula
  • Balde
  • Sabão
  • Escova
  • Toalha
  • Peso (adesivo ou de encaixe)
  • Giz
  • Barbante
  • Martelo
  • Manual do proprietário do veículo
  • Chave de torque

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Instruções

  1. 1

    Coloque seu veículo na posição park ou em ponto morto, de acordo com seu tipo de transmissão. Puxe o freio de mão. Afrouxe todos os parafusos das rodas que você quer balancear, mas não remova as rodas. Levante o carro com o macaco e coloque os cavaletes nos encaixes no chassis. Termine de remover os parafusos utilizando a chave de roda. Retire as rodas. Use o alicate de balanceamento para remover todos os pesos dentro e fora de cada roda. Raspe o resíduo do adesivo com a espátula.

  2. 2

    Misture um pouco de sabão em um balde. Use a escova para limpar cada pneu que deseja balancear. Remova toda lama e sujeira entre os sulcos do pneu e limpe o aro da roda por dentro e por fora. Use tíner e a espátula para remover toda graxa, barro, cimento, restos de cola, tinta e qualquer outra substância que esteja no aro. Limpe e seque a roda com panos secos.

  3. 3

    Ajuste os calços da máquina de balanceamento até a bolha de nível fique sob a cruz de marcação central. Coloque uma roda sobre o cone em da máquina de balanceamento. Empurre a alavanca para baixo para levantar e tirar a roda do chão.

  4. 4

    Preste atenção na bolha de nível. Ela deve ficar na parte clara do pneu. Se ela ficar na posição de 3 horas no visor, você terá que colocar um peso de 7 gramas na posição 3 horas na borda externa da roda. Veja se a bolha fica próxima da cruz no meio.

  5. 5

    Adicione quantos pesos forem necessários até que a bolha fique na posição central no visor. Mova os pesos ao redor do aro para ajudar no posicionamento. Uma vez que a distribuição de peso correta tenha sido alcançada e a bolha de nível esteja na cruz central, conte a quantidade de pesos utilizados e marque a posição de cada um deles com o giz. Libere o cone que prende a alavanca para descer a roda.

  6. 6

    Pegue um pedaço de barbante e coloque na marca de giz na roda, amarre-o à roda e deixe-o ficar pendurado. Puxe o barbante para dentro do aro. Marque a parte de baixo da roda com um pedaço de giz onde o barbante toca o aro. Remova a roda da máquina e coloque-a no chão. Pegue a metade do peso que você precisa e coloque-o sobre a primeira marcação de giz.

  7. 7

    Use um martelo para prender o peso de presilhas batendo nele sobre a borda do aro. Remova o protetor do adesivo do peso adesivo, se você tiver rodas de liga leve. Gire a roda ao contrário e adicione a outra metade por dentro da roda usando o martelo para o peso de presilhas ou colando o peso adesivo. Por exemplo, se o peso total for 56 gramas, coloque 23 gramas de cada lado do aro na mesma posição relativa ao centro da roda.

  8. 8

    Repita o mesmo procedimento de balanceamento em cada roda que deseja balancear. Quando terminar, coloque as rodas de volta no carro e aperte os parafusos com pouca força usando a chave de roda. Levante o carro com o macaco, remova os cavaletes e abaixe o carro. Termine de apertar os parafusos com a chave de torque de acordo com as especificações do manual do proprietário.

Dicas & Advertências

  • Geralmente, quando rodas de carros de passeio pequenos precisam de 85 g a 113 g de peso, significa que existem falhas na estrutura do aro. O menor incremento de peso é de 7 gramas. Se utilizar pesos adesivos nas rodas de liga, é possível recortar 6 mm de peso com um alicate de corte, se você quiser ser mais preciso.

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