Barulho no carro durante a aceleração

Escrito por andrea carson | Traduzido por yago lima
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Barulho no carro durante a aceleração
Barulhos no seu carro podem ser um incômodo (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)

Parece que problemas em carros são parte da vida. Não importa o quão preocupado o dono seja com a manutenção, sempre haverá problemas que não poderão ser evitados. Trocas de óleo, rodízio e troca dos pneus e verificação da direção são necessários para proteger o investimento que nós colocamos nos nossos veículos. Alguns dos problemas mais irritantes são: chiados, rangidos e outros barulhos que podem ser desenvolvidos com o passar do tempo.

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Encontre a fonte do problema

Quando o veículo começa a fazer sons, o primeiro passo seria tentar descobrir a origem do ruído. Se você é capaz de descobrir de onde o barulho está vindo e de descrever o som com precisão, poderá economizar dinheiro quando for levar o carro para consertar. Muito do preço é pela mão de obra, e se o mecânico tem que determinar a origem do barulho, o preço aumenta ainda mais.

Barulho de pingos

Barulhos de pingos (ou batidas) são como pedrinhas batendo no metal. Algumas vezes esse barulho pode ser ouvido durante a aceleração, particularmente quando se sai do ponto morto ou quando se sobe uma inclinação. Outras vezes, o barulho pode ser constante enquanto dirige ou até em marcha lenta. Algumas vezes esse problema é causado pelo uso de gasolina que está graduada muito abaixo do que deveria para o motor. Por exemplo, se o manual do seu veículo diz que você deve usar gasolina de 89 octanas, e você usa 87, deverá ouvir esse barulho. Isso pode ser facilmente consertado usando uma gasolina de maior graduação ou usando um produto de octanagem. Outros problemas que podem causar o barulho de pingos são a fuligem que se deposita no cilindro, ponto de ignição incorreto ou velas de ignição erradas.

Barulho e fumaça

Algumas vezes, os ruídos estarão acompanhados pelo aparecimento de fumaça no escapamento e, ocasionalmente, sob o capô. Às vezes uma fumaça preta proveniente do tubo de escape, juntamente com o motor ligado ou com falhas de ignição, pode ter sido resultante de queima de óleo. Outra causa, pode ser um injetor de combustível com vazamento ou um filtro de ar sujo. Se o seu veículo tem um carburador, pode ser que o motor de arranque esteja preso na posição fechada. Também pode ser que a válvula PCV (ventilação positiva do cárter) não esteja funcionando como deveria ou que os anéis do pistão estejam gastos.

Barulho de tique-taque

Quando iniciar o motor frio, observe se um barulho, como o de um relógio ou um "tique-taque", pode ser ouvido. O ruído pode tornar-se mais forte ou mais rápido enquanto o motor acelera. Isso pode ser causado por lama no motor, ou porque as válvulas necessitam de ajuste.

Possíveis soluções

Para os barulhos de pingo, espere até que o nível de combustível esteja baixo, entre um meio e um oitavo do total do tanque, e então, encha-o com gasolina aditivada. Para o barulho e a fumaça, verifique se há vazamento de óleo, substitua o filtro de ar, verifique o injetor de combustível, cheque as válvulas e verifique o motor de arranque para ver se está tudo funcionando. Para barulhos de "tique-taque", lave o motor, mude o óleo e o filtro de óleo, verifique as válvulas e mude as hastes se for necessário.

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