Você pode beber café puro antes do exame de colesterol?

Escrito por contributing writer | Traduzido por carol matos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Você pode beber café puro antes do exame de colesterol?
Não existem dados conclusivos sobre a influência do café puro nos resultados dos exames de colesterol (Visage/Stockbyte/Getty Images)

O exame mais preciso para determinar os níveis de colesterol exige um período de doze a catorze horas em jejum, antes da coleta da amostra de sangue. O jejum se faz necessário porque as taxas de triglicérides -- um dos componentes do colesterol total -- podem ser significativamente alteradas após uma refeição. Alguns profissionais de saúde dizem que você pode beber café puro e água durante o período de jejum. Outros dizem que somente é permitido beber água. Converse com o seu médico, ou para ficar mais seguro, fique apenas com a água.

Outras pessoas estão lendo

Exame dos seus níveis de colesterol

Um exame de sangue é usado para determinar os seus níveis de colesterol. Existem vários exames diferentes que podem ser realizados, mas o exame de sangue, em jejum, é considerado por muitos o mais preciso. Nesse tipo de exame, o seu colesterol total, HDL e triglicérides são medidos diretamente, e o LDL é calculado através de uma fórmula. O jejum por doze horas é necessário porque evita que os efeitos de uma simples refeição interfiram nos resultados do exame. Um jejum bem conduzido significa não comer e não consumir álcool durante doze horas; só beber água, e talvez café preto sem nata ou açúcar. Não existem dados amplamente divulgados sobre os efeitos da ingestão de café puro dentro do período de jejum de vinte e quatro horas, e a sua influência em relação aos resultados dos exames de colesterol.

Os seus níveis de colesterol

O HDL, ou lipoproteína de alta-densidade, é uma proteína que conduz o colesterol na corrente sanguínea até o fígado, passando pelo organismo sem causar danos. O HDL é conhecido como o "colesterol bom". A lipoproteína de baixa-densidade, ou LDL, é a proteína que pode se depositar nas paredes das artérias. O LDL é conhecido como o "colesterol ruim". Os triglicérides, outro componente do colesterol total, são uma forma de gordura que está tipicamente associada aos altos níveis de colesterol ruim.

Entenda os resultados do seu exame

A Associação Americana de Cardiologia indica os níveis recomendados para o colesterol total, LDL, HDL e triglicérides. No entanto, é importante entender os resultados do seu exame de colesterol, no contexto de saúde geral e fatores de risco hereditários. O seu médico pode explicar os resultados do exame em função do seu histórico de saúde, e recomendar o tratamento adequado, se for o caso.

Por que o colesterol alto pode ser perigoso

O colesterol é produzido pelo fígado e conduzido na corrente sanguínea para as células de todo o corpo por proteínas. Ele é importante para a sua saúde, e o organismo fabrica todo o colesterol que você necessita. Os seus níveis de colesterol podem estar altos se você estiver consumindo alimentos com altos índices dessa substância, principalmente aqueles com grandes quantidades de gordura saturada, tais como carne vermelha, laticínios e ovos. Quando o seu colesterol está muito alto, ele pode ficar depositado nas paredes dos vasos sanguíneos e restringir a circulação do sangue, provocando um ataque cardíaco ou um derrame cerebral.

Reduzindo o seu colesterol

Adote um estilo de vida saudável -- esse é o primeiro passo para diminuir o colesterol. Limite a quantidade de gordura saturada que ingere. Coma mais frutas e verduras. Exercite-se regularmente. Mantenha um peso saudável. Em três ou seis meses, a alteração do estilo de vida pode reduzir o seu colesterol. Se mesmo assim ele não reduzir, o médico poderá prescrever medicamentos para conduzir os níveis a um patamar normal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível