A dieta adequada para a recuperação do alcoolismo

Escrito por ellie kuykendall | Traduzido por wanderson andrade
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A dieta adequada para a recuperação do alcoolismo
Uma alimentação saudável pode contribuir para a recuperação de alcoólatras

O alcoolismo é a única doença que afeta todas as células e sistemas do corpo. Ele afeta os sistemas circulatório, cardiovascular e digestivo e muitos órgãos, incluindo o cérebro e ofígado. Como o álcool dificulta a absorção de nutrientes pelas células e também atrapalha a eliminação de toxinas, os alcoólicos tendem a ser desnutridos. Uma boa nutrição é essencial para ajudar na recuperação de alcoólatras, começando a reparar alguns dos danos causados ​​pelo consumo do álcool. Quando combinado com uma alimentação saudável, o exercício físico regular colabora para o melhor processamento dos nutrientes contidos nos alimentos pelo seu corpo.

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Condições

É recomendado comer alimentos ricos em proteínas e carboidratos mais saudáveis, pois isso pode contribuir para diminuir a ânsia por álcool. Indica-se também tomar suplementos vitamínicos, que incluem vitaminas do complexo B e ácido fólico. Evite alimentos e bebidas com cafeína e açúcar durante a fase inicial da recuperação para evitar oscilações de humor. Os alimentos que contêm os aminoácidos triptofano e tirosina também são indicados, já que ajudam a sentir-se melhor emocionalmente, estar mais alerta mentalmente e, geralmente, fazem você se sentir melhor. Algumas boas fontes de tirosina são o tofu, carnes, frutos do mar e aves. Já o leite, as bananas, o peru e as sementes de girassol contêm triptofano.

A Pirâmide Alimentar

Baseie suas escolhas dietéticas na pirâmide básica alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. A pirâmide tem seis grupos: 1. Frutas, como uvas, maçãs, frutas vermelhas, melões, peras, abacates, toranjas e laranjas. 2. Vegetais e hortaliças, como brócolis, abóbora, pimentão, tomate, alface, espinafre, feijões, cenouras e aspargos. 3. Óleos e gorduras, entre os quais, óleos de oliva, de canola, de cártamo e de milho. Amêndoas, amendoins e azeitonas são boas escolhas. Prefira usar maionese e margarina que não tenham gordura trans. 4. Grãos integrais, incluindo aveia, pães integrais e cereais, arroz, tortilhas e pratos com trigo. 5. Carnes, aves e peixes. Adicione à sua alimentação peixes como salmão, arenque, cavala e atum frescos ou enlatados. Coma peru e frango sem a pele e ovos com moderação -- considere procurar um alimento substituto para os ovos. Cozinhe feijão em sopas ou coma-o com arroz 6. Leite e produtos lácteos. Opte por beber leite com baixo teor de gordura ou desnatado e queijo fresco desnatado, iogurte e outros produtos lácteos. Indica-se também comer queijo mussarela em vez de cheddar, queijos suíços ou outros queijos gordurosos.

Lanches saudáveis

É mais indicado para os lanches comer alimentos como: pipoca sem manteiga, frutas secas ou frescas, biscoitos e iogurte fresco ou congelado desnatado. Prepare vegetais cortando-os crus e mergulhando-os em molhos de salada ou outros molhos com baixo teor de gordura. Queijo mussarela, biscoitos integrais, maçãs, pudins com baixo teor de gordura, sucos de laranja e de outras frutas, são todas boas escolhas de dieta para um alcoólatra em recuperação. Evite comidas não saudáveis ou alimentos ricos em açúcar, como batatas fritas, donuts, tortas, bolos, brownies, sorvetes, refrigerantes e biscoitos. Esses alimentos satisfazem, mas não fornecem a nutrição adequada para ajudar seu corpo a recuperar-se do alcoolismo.

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