Como beliscar à noite sem abrir mão do saudável

Escrito por jessica bruso | Traduzido por vanessa arnaud
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Como beliscar à noite sem abrir mão do saudável
A pipoca "Air-popped" (ou "estourada no ar") contém poucas calorias (popcorn fingers image by Jennifer Nickert from Fotolia.com)

Não vá dormir com fome. Uma barriga vazia pode manter você acordado e desconfortável durante horas. Segundo o American Council on Exercise, comer à noite nem sempre resulta em ganho de peso, desde que faça parte de sua rotina normal. O ganho de peso é oriundo da ingestão de mais calorias do que se gasta durante o dia a dia. É normal fazer alguns lanches antes de ir dormir. Sendo assim, à noite, opte por petiscos de baixa caloria e grande quantidade de fibras.

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Pipoca

A pipoca "air-popped" é uma das melhores opções para beliscar durante a noite, afinal, apresenta baixo valor calórico -- 80 calorias a cada três xícaras. Pode ser incrementada com sabores de sua preferência, havendo opções saudáveis como pimenta cayenne, mostarda ou ervas secas. Um spray de água ajuda esses sabores a se fixarem. Se a vontade for de comer doce, a pipoca pode ser incrementada com canela e açúcar. A grande quantidade de fibras da pipoca é capaz de garantir a sensação de saciedade por toda a noite.

Patês

Beliscar homos e vegetais frescos enquanto assiste ao jornal não apenas complementa a ingestão de fibras como também adiciona alto valor proteico à dieta, promovendo saciedade. Três colheres de sopa de homos contêm cerca de 75 calorias, 3 g de fibra e 4 g de proteína. O homos vai bem com cenourinhas, aipo e tomates cereja, que possuem 25 calorias por xícara de porção crua. Um iogurte baixa caloria é um acompanhamento muito saudável para vegetais crus. Uma porção de 85 g desse iogurte possui cerca de 50 calorias, 9 g de proteína e 10 % das necessidades diárias de cálcio. Você pode acrescentar endro e pimenta para melhorar o sabor sem comprometer o baixo valor calórico.

Frutas

Se um pote de sorvete tarde da noite for seu ponto fraco, opte por frozen de frutas. As uvas roxas doces e sem sementes dão um frozen refrescante com cerca de 60 calorias a cada 85 gramas. Prepare um frozen com manga, iogurte de baixa caloria e leite desnatado. Usando frutas e ingredientes light, você obtém um frozen cremoso sem consumir muitas calorias. Frutas secas também são uma boa opção para adoçar o paladar: duas colheres de sopa de uvas passas somam cerca de 60 calorias e possuem uma quantidade significativa de fibras.

Outras dicas

Comer alimentos ricos em fibras no jantar pode ajudar a não sentir fome mais tarde, diminuindo o impulso de consumir alimentos calóricos. As fibras tornam o processo digestivo mais longo, fazendo-o se sentir saciado por mais tempo. Ocupe metade do seu prato com verduras ou coma uma pequena porção de salada juntamente com a refeição. O ideal é ingerir 14 g de fibras a cada 1000 calorias consumidas diariamente, conforme o site da Universidade Estadual do Colorado. Uma xícara de couve-de-bruxelas cozidas no vapor, cenouras ou acelgas caem bem com uma fonte de proteínas e oferecem cerca de 6 g de fibras.

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