Boas opções de café da manhã vegetarianos sem tofu

Escrito por irena eaves | Traduzido por natalia peres
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Boas opções de café da manhã vegetarianos sem tofu
Pule os ovos e o bacon e encha sua barriga com alternativas saudáveis (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Quando você escuta a frase "café da manhã caloroso", imagens de ovos, bacon, salsichas e presunto podem vir à mente. Mas você não precisa de carne, ovos ou laticínios para se alimentar de manhã. Amigos e parentes bem-intencionados muitas vezes oferecem tofu aos vegetarianos como um café da manhã alternativo, mas, infelizmente, esta coalhada de soja superestimada tende a ser branda e mal preparada. Se você for um vegano rigoroso ou um vegetariano ovo-lacto (aquele que come ovos e laticínios), você tem muitas opções para um delicioso café da manhã sem tofu.

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Opções tradicionais de café da manhã

Além do bacon e da salsicha habitual, a maioria dos alimentos do café da manhã é surpreendentemente apta aos vegetarianos. Pratos de ovos, panquecas, assados, batata, iogurte e cereais quentes são apenas algumas opções de café da manhã diário que os vegetarianos também podem aproveitar. Você também pode tentar fazer um sanduíche de bagel com cream cheese ou purê de abacate e uma variedade de vegetais. Os que possuem pouco apetite de manhã devem considerar uma vitamina de café da manhã: encha seu liquidificador com frutas frescas ou congeladas, iogurte, suco ou leite e bata. Uma vitamina é fácil para carregar em qualquer lugar e te alimenta com frutas ricas em nutrientes.

Opções veganas

Veganos rígidos evitam laticínios, ovos e outros subprodutos de origem animal, como mel e gelatina. Isso restringe um pouco mais suas opções, mas eles ainda possuem muitas para um café da manhã cheio e nutritivo. Espalhe um pouco de manteiga de amendoim em um bagel, muffin inglês ou pão integral, e torne-o mais saudável adicionando frutas frescas ou secas. Faça um mingau para um café da manhã não tradicional adicionando canela e açúcar mascavo a arroz integral, polenta ou quinoa. Cerais quentes e frios ainda estão no cardápio, apenas sirva-os com leite de soja, de amêndoas ou de arroz. As saladas de frutas são uma outra forma de começar seu dia, principalmente durante o verão, quando o ar é quente e a fruta está na melhor qualidade.

Alternativas para carnes

Muitos vegetarianos iniciantes sentem falta da proteína e do "umami" (uma palavra japonesa para "sabor", usada normalmente para descrever o sabor da carne) de uma tira de bacon. Apesar de ser à base de soja, o tempeh tem sabor e textura bem diferentes das do tofu, e é uma boa alternativa para o bacon. Ele é feito de sojas fermentadas e uma variedade de grãos, que dão uma textura carnuda e um teor de proteína mais elevado que o do tofu. O seitan é feito de glúten de trigo e tem a textura carnuda das carnes alternativas, e funciona bem para recheios, picadinhos e burritos. Você pode encontrar bacon, salsicha e outros produtos de "carne" feitos de tempeh e seitan na maioria das lojas de alimentos saudáveis e grandes supermercados.

Fontes de proteínas

Você precisa de muita proteína para se manter durante todo o dia. Felizmente, o tofu não é a única fonte disponível para os vegetarianos e veganos. As leguminosas, como feijões, lentilhas e amendoins, são naturalmente cheias de proteínas e são uma combinação perfeita para a mesa do café da manhã. Encha uma tortilha com salsa, abacate, batata e feijão preto para um burrito cheio de proteína. Os ovos, com cerca de 6 gramas de proteína por unidade, deixarão seu burrito de café da manhã ainda mais recheado. O iogurte grego é outra ótima fonte. Escolha esta delícia cremosa e densa em vez do iogurte tradicional na próxima vez que for ao supermercado. Se estiver evitando laticínios, busque iogurtes feitos de soja ou leite de coco na loja local de alimentos saudáveis.

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