O que é uma boia de atracação?

Escrito por felicia greene | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma boia de atracação?
As boias de atracação são importantes para manter o barco seguro (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

As boias de atracação, ou boias flutuantes ancoradas, são colocadas em diversos corpos de água e mantêm firmes os barcos de recreação de vários tamanhos. Todas as boias possuem um objeto pesado fixado no fundo do mar, uma boia flutuante de superfície e uma corrente ou outro dispositivo que conecta os outros dois componentes. A utilização da boia garante que um navio não fique preso a cabos submarinos ou outras obstruções no fundo do mar. Navios atracados também evitam causar danos a habitats subaquáticos sensíveis, como recifes de coral, no momento em que arrastam uma pesada âncora no fundo durante a ancoragem.

Outras pessoas estão lendo

Características visuais da boia

Os portos recreativos que recebem atracações para clientes e navegadores transitórios, bem como embarcações que atracam seus próprios barcos, devem estar cientes de que a boias precisam apresentar certas características visuais. A guarda costeira dos Estados Unidos designou um esquema de cores específico para boias de atracação: branco com uma faixa horizontal azul. Esta configuração de cor ajuda a distinguir boias de atracação, marcadores e boias de navegação.

Âncoras de fundo

Uma boia de atracação usa um dos vários tipos de âncora para fixar-se no fundo do mar. Uma âncora de concreto é essencialmente um bloco quadrado de concreto com um olho de atracação fixado ao seu topo. Âncoras de concreto funcionam bem em fundos rochosos desfavoráveis para outras âncoras, e também funcionam bem como âncoras permanentes.

As âncoras "dor-mor" são âncoras de ferro fundido, em forma de pirâmide, que penetram o fundo do mar de uma forma muito eficaz, diminuindo o arrastamento. Essas âncoras são apropriadas para fixações em águas em movimento, como rios, e para áreas onde as atracações serão frequentemente movidas.

Uma âncora de hélice, amplamente utilizada para barcos permanentes e atracação de barcos recreativos, também é implantada em fundos onde outras âncoras podem arrastar. Um mergulhador prende literalmente, como um parafuso, a âncora hélice em um fundo arenoso, criando um vínculo firme que raramente arrasta.

As âncoras em forma de cogumelo afundam em areia ou lama macia, criando um efeito de sucção poderoso que mantém a âncora fixa no lugar. A âncora do tipo cogumelo inclina-se lateralmente enquanto repousa no fundo do mar, aumentando o efeito de sucção.

Procedimento de retirada de boia de atracação

Um procedimento padrão de retirada de boia de atracação ajuda os navegadores a saber o que esperar quando manejam a atracação. Os navegadores devem aproximar uma atracação contra o vento ou corrente de água. Se o vento e a corrente se opõem, descubra se o vento ou a corrente é mais forte. Atraque contra a força mais forte. Recolha a linha de atracação até a metade do comprimento do barco e segure uma extremidade da linha em um grampo do barco. Passe a outra extremidade da linha pelo parafuso no topo da boia, e prenda a segunda metade da linha em seu barco. Com isso, você terá prendido o barco à atracação. Seu barco deverá ser puxado horizontalmente sobre a boia. Se o barco puxar para um ângulo, alongue sua linha de amarração.

Manutenção de boias de atracação

A boia de atracação exige manutenção regular para manter seus componentes funcionando corretamente e para minimizar o risco de uma linha de amarração desintegrar, resultando em danos e um barco à deriva. Por exemplo, o pessoal de manutenção e inspeção marinha do estado americano da Flórida, no condado de Miami-Dade, é responsável por inspecionar e limpar as linhas e boias de amarração mensalmente. Um serviço trimestral inclui as tarefas de serviço mensal, além de inspeções de linhas subaquáticas que conectam a boia e a âncora. Os operários devem substituir linhas, âncora, ou ambas, se os componentes parecerem comprometidos.

Fontes

As lojas de suprimentos marítimos bem equipadas, ou lojas virtuais de produtos marítimos, podem transportar boias de amarração para embarcações de serviço que instalam seus próprios sistemas de boias de atracação. Fornecedores com especialidade em boias geralmente dispõem de uma variedade de boias, que se adequam a diferentes tamanhos e pesos. Empresas de fornecimento de boias também transportam correntes de boia e linhas, marcadores de superfície e ferragens de boia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível