Mais
×

A bomba do poço deve ficar ligada constantemente?

Os sistemas de poços artesianos são projetados de forma que a bomba não precise ficar ligada constantemente. Caso a bomba do seus sistema esteja assim, pode ser uma indicação de algum problema.

Há muitos fatores envolvidos para garantir o abastecimento de água na casa (faucet image by Laura Dynan from Fotolia.com)

Funcionamento adequado

Em um sistema com funcionamento adequado, a bomba transfere a água para um tanque pressurizado contendo água e ar. Conforme a água entra no tanque, o ar fica cada vez mais comprimido. Depois que um nível adequado de pressão é atingido dentro do tanque, um interruptor é acionado e desliga a bomba. Quando você abre a torneira, a pressão do ar força a água para fora do tanque através do sistema de canos até a torneira. Conforme ela flui, a pressão interna diminui, e, quando chega a um ponto mínimo, a bomba é ligada novamente, adicionando água ao sistema. Na maioria dos sistemas domésticos, dezenas de litros de água podem ser usados antes que o tanque chegue ao nível mínimo. Isso economiza o uso e desgaste da bomba, pois ela não fica ligada o tempo todo e nem é ligada e desligada sempre que você precisa abrir a torneira ou dar descarga.

Problemas com a bomba

Caso a sua bomba ligue sempre que você abre a torneira, dá a descarga ou liga o chuveiro e desliga alguns segundos depois de você parar de usar, isso indica que seu tanque está bloqueado. Caso seu tanque seja moderno, com uma bexiga interna, é essa bexiga que separa o ar da água que foi danificada e o tanque precisa ser trocado. Em um modelo antigo, sem bexiga, o tanque precisa ser drenado completamente ou receber uma injeção de ar usando uma peça especial e um compressor. Os tanques com bexiga não falham com muita frequência. Já os mais antigos precisam ser desobstruídos regularmente, dependendo do seu tamanho e da quantidade de água usada.

Exceções

Sempre que você usar muita água, por exemplo, quando ligar o sistema de irrigação ou com muitas pessoas tomando banho ao mesmo tempo e situações desse tipo, a bomba pode não ser capaz de bombear a quantidade adequada de água para atender à demanda e funcionará continuamente até que algo seja desligado. Se isso for uma ocorrência frequente, considere comprar um tanque maior ou uma bomba com mais capacidade. Caso a demanda mais alta seja uma exceção, não se preocupe. Tudo voltará ao normal depois que o pico de demanda cair.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article