O que causa vácuo na tampa do tanque de gasolina?

Escrito por jessica kolifrath | Traduzido por ivan st. clair
O que causa vácuo na tampa do tanque de gasolina?
É preciso cuidado ao abastecer o carro (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Diagnosticar problemas com o sistema de combustível do seu carro é difícil, exceto quando ocorrem problemas de aceleração. Esse sistema opera sob pressão para manter a gasolina, álcool ou diesel fluindo constantemente para os cilindros do motor. Um pouco de sucção na tampa do tanque de combustível é um bom sinal, mas o excesso de vácuo é sinal de problemas.

Desenho do sistema de abastecimento

Conforme o motor vai drenando combustível, o ar fresco deve tomar seu lugar. Contudo, é preciso um pouco de sucção para garantir um fluxo ininterrupto de combustível. Muita sucção leva a um vácuo no tanque que dificulta a remoção da tampa para o reabastecimento. Há uma série de recursos diferentes em todos os sistemas de combustível para ventilar ar para dentro do tanque, impedindo a formação de vácuo.

Tampa do tanque

A maioria das tampas do tanque de gasolina tem uma ventoinha embutida que permite que vapores de combustível escapem do tanque e que o ar entre. Se essa peça estiver entupida ou danificada, pode ocorrer um vácuo. Será difícil puxar a tampa, mesmo que ela esteja completamente desrrosqueada. Você também ouvirá um estalo ou um barulho de sucção quando conseguir tirar a tampa. Limpar o acúmulo da ventoinha da tampa ou substitui-la por uma nova podem resolver o problema.

Válvulas de vapor

Algumas tampas são completamente seladas. Nesses sistemas, uma válvula de escape está presente em outro lugar, geralmente na linha de vapor. Essas válvulas devem se manter fechadas na maior parte do tempo para criar um pequeno vácuo no sistema de combustível e evitar emissões em excesso. Quando elas emperram ou se entopem com sujeira, o vácuo aumenta e puxa a tampa do tanque de combustível para dentro, tornando seu desencaixe difícil.

Solenoide de vácuo

Para controlar a quantidade de pressão a vácuo que a válvula de evaporação produz, alguns carros usa um solenoide para monitorar a quantidade de pressão do sistema de abastecimento. Quando os níveis de pressão caem, o solenoide fecha as válvulas para compensar. Se o solenoide se danificar e emperrar na posição ligada (isto é, travando as válvulas de escape), a linha de combustível acumulará vácuo suficiente para sugar a tampa do tanque.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível