×
Loading ...

Como fazer uma borda de tijolos ao redor do jardim

Atualizado em 21 novembro, 2016

Bordas de tijolo previnem que a grama escape da área do jardim, além de oferecer um visual uniforme ao local. Além do mais, o tijolo é um ótimo material para bordas, pois não é necessário trocar todos os anos, como compostos orgânicos. Para manter os tijolos no lugar, jardineiros usam concreto. Concreto segura o tijolo no lugar por muitos anos, além de deixar o local com um visual minimalista.

Instruções

Tijolos podem ficar bonitos no jardim (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Corte a grama na altura que você considera ideal. Como exemplo, grama bermuda deve ser cortada entre 9 e 38 cm de altura, e grama alta entre 63 e 89 cm. Use o ancinho para retirar a grama cortada próximo ao local onde vai entrar a barreira de tijolos.

    Loading...
  2. Use uma mangueira para delinear o local da barreira de tijolos. Mexa na mangueira até que você chegue a um desenho que julgue ideal para você e para o espaço. Por exemplo, alguns jardineiros criam canteiros que se encaixam às curvas naturais do terreno, enquanto outros preferem linhas retas. Coloque estacas no chão de metro em metro para delinear o desenho.

  3. Meça o tijolo que pretende usar. O tijolo deve ter pelo menos 10 cm de altura para manter a grama no lugar. Para chegar a largura que o buraco deve ter para segurar os tijolos, adicione 5 cm à largura do tijolo. Por exemplo, tijolos que tem 10 cm de largura precisam de buracos com 15 cm. Grama e terra vão acabar cobrindo os espaços restantes nas laterais. Coloque estacas a cada metro nos dois lados da futura barreira de tijolos.

  4. Corte a grama com um aparador de jardim. Remova a grama que está crescendo entre as estacas que estão marcando a área da barreira. Retire a grama e use como composto orgânico, ou jogue fora.

  5. Use um aparador meia-lua para criar o buraco, que deve ser fundo suficiente para caber 9 cm de cascalho e 2,5 cm do tijolo. Por exemplo, tijolos com 10 cm de altura precisam de um buraco com 3,4 cm. Alise bem o fundo do buraco.

  6. Coloque cerca de 9 cm de cascalho ao fundo do buraco para ajudar na drenagem e proporcionar uma superfície nivelada para os tijolos. Coloque um nivelador no cascalho para verificar se está reto. Adicione cascalho conforme necessário até que esteja bem nivelado.

  7. Coloque os tijolos por cima do cascalho. Coloque as laterais dos tijolos juntos para ter uma ideia de como vão ficar, e veja se vai ser necessário adicionar ou remover mais cascalho para criar uma borda contínua. Ajuste o cascalho conforme necessário. Ajuste os tijolos conforme for montando, certificando-se de que estão bem juntos para prevenir que plantas cresçam nas rachaduras.

  8. Misture concreto com água em um balde até que fique com consistência de massa de panqueca. Levante cada tijolo da borda e aplique concreto um a um. Use uma espátula para aplicar cerca de 1 cm de concreto ao fundo dos tijolos. Coloque cada tijolo de volta no lugar assim que aplicar o concreto.

Loading...

Dicas

  • Remova qualquer planta ornamental que esteja a menos de 30 cm da borda para prevenir que elas sofram durante o processo.

Aviso

  • Evite instalar bordas de tijolo em dias com previsão de chuva.

O que você precisa

  • Cortador de grama
  • Ancinho
  • Mangueira
  • Fita métrica
  • Aparador de relvado
  • Aparador em meia-lua
  • Cascalho
  • Mistura de concreto
  • Balde
  • Espátula

Referências

Loading ...
Loading ...