Mais
×

Como fazer buracos no tecido para costurar uma borda de crochê

Atualizado em 22 julho, 2017

Existem várias técnicas para acrescentar uma borda de crochê a tecidos, que são mais fáceis e consomem menos tempo do que fazer buracos no tecido. O maior problema com isso é que o tecido será arruinado, se desfazendo em fiapos. Porém, você pode evitar os danos com essa técnica intensiva.

Instruções

Costurar ao redor de onde você quer os buracos irá proteger seu tecido (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Preparando o tecido

  1. Meça e marque 5 mm a partir da costura ou pelo menos 1 cm abaixo da borda inacabada do tecido. Repita essa medida em intervalos de 2 cm ao longo da borda que você quer colocar o crochê.

  2. Conecte as marcas usando uma régua, para garantir que fiquem em linha reta, paralela à costura ou borda. Essa linha irá marcar a parte final de cada buraco aberto.

  3. Meça e marque a 1 cm abaixo da linha que você acabou de desenhar. Essa linha irá marcar o topo de cada buraco aberto.

  4. Meça e marque intervalos de 2 cm entre as duas linhas que você desenhou. Essas marcas representam onde você fará cada buraco. Você pode ajudar essa medida para intervalos menores; porém, quanto mais perto eles estiverem entre si, mas rígido ficará o tecido depois que terminar.

    Costurando o buraco

  1. Configure sua máquina de costura para o lado esquerdo do caseador. Isso estará marcado como "Passo 1" ou você deve ver um diagrama de um caseador na área esquerda, em destaque.

  2. Ajuste o comprimento para 5 mm.

  3. Coloque o tecido sob a máquina de forma que a agulha se alinhe com a linha marcada para o topo dos buracos.

  4. Lentamente pressione o pedal da máquina e costure na linha marcada para o topo do buraco. Sua máquina fará um ponto de zigue-zague entre as marcações.

  5. Pare de costurar o lado esquerdo do buraco com a agulha do lado esquerdo do ponto, e fora do tecido. É aconselhável parar bem antes da marcar e usar a roda de mão da máquina para mais precisão.

  6. Vire o caseador para o segundo passo. Isso estará marcado na máquina como "Passo 2" ou com um diagrama destacando os pontos inferiores do caseador.

  7. Costure um número ímpar de pontos, para criar uma barra de pontos para o buraco. O tecido não irá se mover nesse passo, mas a agulha deve fazer um zigue-zague de uma forma mais ampla.

  8. Pare de costurar quando a agulha estiver do lado direito da barra e fora do tecido.

  9. Vire o seletor para o terceiro passo. Estará marcado como "Passo 3" ou com um diagrama destacando o lado direito do caseador.

  10. Costure de volta até a marca do topo, finalizando com a agulha erguida do lado direito dos pontos recém-costurados.

  11. Vire o seletor para o quarto botão. Estará marcado como "Passo 4" ou com um diagrama destacando os pontos superiores do caseador.

  12. Costure um número ímpar de pontos para fazer a barra do topo do buraco, de forma que a agulha fique erguida do lado esquerdo dos pontos.

  13. Vire o padrão seletor para ponto reto e ajuste o comprimento para 0 mm.

  14. Faça alguns pontos para segurar o buraco. O tecido não irá se mover, mas esse passo irá garantir que o ponto não irá desfiar.

  15. Corte o fio mais próximo do trabalho e recorte o começo do fio.

  16. Insira o caseador manual entre os lados esquerdo e direito do buraco. Com cuidado, corte o tecido e pare de cortar antes de chegar à barra superior.

  17. Costure os buracos em cada intervalo pré-determinado para o comprimento do tecido.

Dicas

  • Sempre pratique um pouco em alguns retalhos do mesmo tipo de tecido.
  • Essas instruções são feitas para máquinas de costura que você pode controlar o comprimento do buraco e fazer o menor ponto possível. Pode-se usar uma máquina com a função automática, mas precisará de um botão bem pequeno para servir de guia para a máquina.

O que você precisa

  • Máquina de costura manual
  • Caseador
  • Gabarito ou metro
  • Marcador para tecido
  • Caseador manual
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article