Sintomas de cães doentes: fezes laranjas e escuras

Cão no veterinário

Apple Tree House/Lifesize/Getty Images

Variações de cor e consistência podem ocorrer nas fezes do cachorro por uma variedade de razões. Uma cor laranja escura pode sugerir algo simples, como a ingestão de um objeto comestível da terra, ou algo mais sério relacionado com sangue nas fezes.

Tipos

Fezes de cachorro podem apresentar diversas cores. É natural que exista uma variação ao longo da vida do cão. As fezes também podem ser duras ou moles, dependendo da dieta e saúde do animal.

Identificação

Cor alaranjada nas fezes pode indicar algo que o cão comeu com cores vibrantes. Essa cor se mistura com a comida regular do cão e produz uma tonalidade laranja escura. Se as fezes alaranjadas acontecerem em um evento isolado, é provável que seja devido a algo que o cão ingeriu.

Precauções

Fezes com coloração laranja escura podem significar presença de sangue. Isso pode ser indicativo de problemas no fígado, cólon e intestino. É também indicativo de colite, uma doença do cólon que pode ser curada com medicação oral. Se essa cor aparecer múltiplas vezes nas fezes do seu cão, elimine seu desconforto levando-o ao veterinário para evitar complicações.

Veterinário

Cão com dificuldade para defecar

Image by Flickr.com, courtesy of Robby!

É sempre melhor levar o cão ao veterinário quando existir uma mudança persistente na textura das fezes. Se ele tiver dificuldades para defecar, isso também é motivo para levá-lo a um profissional. O veterinário pode usar o sistema de pontuação fecal e fazer um exame nas fezes para diagnosticar possíveis doenças.

Outros indicadores

Fezes doentes de cães também costumam apresentar outros indicadores de doença, incluindo cheiro anormal, mudança na textura, frequência de defecação, consistência e ocorrência de sangue. Se algum desses fatores ocorrer em concomitância com coloração estranha, procure a ajuda de um veterinário imediatamente.

eHow Brasil
×