Por que os cachorros arranham o chão depois de defecarem?

Escrito por rena sherwood | Traduzido por paula soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que os cachorros arranham o chão depois de defecarem?
Ao raspar o chão depois de defecar, seu cão deixa uma mensagem para outros cachorros que passarem naquele local (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

É normal que cães de ambos os sexos arranhem vigorosamente o chão com as patas traseiras depois de defecarem. Além disso, alguns deles fazem a mesma coisa depois de urinarem. Os cães são descendentes de lobos. Estes também têm esse comportamento. Não se trata de um mau hábito, mas sim de uma forma que seu melhor amigo encontra para deixar uma mensagem visual e olfativa para quaisquer outros da própria espécie que passarem por aquele local.

Outras pessoas estão lendo

Função

As patas dos cães têm glândulas odoríferas, assim como entre os dedos. Sendo assim, a ação de raspar as patas contra o solo é para ajudar a liberar a substância odorífera contida nessas glândulas. De acordo com o veterinário norte-americano Dr. Lee Justine, os cães raspam o chão para aumentar seu odor sobre a área ao redor das fezes. Antes da domesticação, os cães vagavam por grandes territórios. Portanto, uma forma comum que eles tinham para se comunicar com outros cães era através da marcação olfativa. Contudo, esse instinto não foi perdido nos cães domésticos.

Origem

Os cães são descendentes de lobos. Estes também arranham o chão depois de defecar ou urinarem. Os lobos precisavam marcar seus territórios, muitas vezes, porque eram áreas muito grandes para serem patrulhadas todos os dias. Outros lobos que entrassem no território poderiam roubar as oportunidades de acasalamento com as fêmeas. Ao marcar o território com a raspagem, um lobo está dizendo aos outros para ficarem longe ou haverá briga.

Especulação

Embora as fezes frescas sejam muito mal cheirosas, elas perdem muito do seu odor ao secarem. As glândulas odoríferas do corpo de um cão são consideradas como as impressões digitais dos seres humanos, ou seja, o odor que exalam é único. Esse cheiro pode permanecer mais tempo no chão que nas fezes. As marcas de arranhões deixadas no lugar também podem impressionar outros cachorros, mostrando que o cão que defecou naquele local é forte o suficiente para produzir tais marcas grandes e profundas.

Atenção

Se um cão que geralmente raspa o chão depois de defecar de repente para de fazer isso, ele pode estar com problemas de saúde, como artrite. Os machos com dores na coluna ou nas pernas traseiras também não serão capazes de levantá-las para urinar e irão se agachar como uma fêmea. Conforme a artrite ou outros problemas crônicos de saúde avançam, o cão pode não ser capaz de se agachar corretamente e irá se sujar com suas próprias fezes.

Equívoco

Quando um cão joga terra por cima de seus excrementos ou arranha o solo imediatamente após defecar ou urinar, não está tentando limpar as patas. Os cães tendem a deixar suas patas mais abertas o suficiente possível para que não corram o risco tocar nas fezes. Eles limpam suas partes do corpo, inclusive as patas, lambendo-as. Embora os cães possam puxar grama, terra ou outro material para cima das fezes, eles não tentam cobri-las totalmente como os gatos; porque os montes de fezes e marcas de arranhões são essenciais para a comunicação canina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível