Mais
×

Como fazer uma caixa com madeira usando cavilhas

Atualizado em 17 abril, 2017

Um método de juntar as bordas de duas placas de madeira é usar cavilhas. A união por cavilhas usa um pino de madeira inserido em furos em ambas as faces do material para reforçar o vínculo da cola. Embora são mais comumente usadas ​​em madeira sólida, é seguro usá-las para juntar folhas de madeira compensada, desde que seja grossa o suficiente para ser perfurada em sua borda. Os compensados finos devem usar um método diferente de unir as extremidades, tal como o método de blocos de cola.

Instruções

Os compensados com uma borda larga podem ser transformados em uma caixa com articulações de cavilha (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Corte o compensado com as dimensões da caixa. Lembre-se que a caixa tem um total de seis faces com três pares de dimensões iguais. Monte-a "seca", mantendo as juntas temporariamente fixas com gabaritos ou fita.

  2. Marque uma linha em todas as juntas onde as cavilhas serão colocadas com um lápis apontado e uma régua. Cada conjunto deve ter pelo menos duas buchas. Desmonte a caixa e aperte o gabarito sobre as linhas marcadas, certificando-se de tê-lo alinhado na medida do possível.

  3. Selecione uma broca afiada que cria um buraco com cerca de metade da largura da espessura do compensado. Enrole um pedaço de fita adesiva ao redor da broca para marcar a profundidade adequada, a qual deve ser um pouco mais do que metade do comprimento de suas cavilhas. Perfure o gabarito para criar um buraco centrado na marca.

  4. Depois que os buracos forem perfurados na primeira articulação, insira as buchas secas para assegurar o ajuste apropriado. Se os pinos se encaixam corretamente, faça furos para as cavilhas nas articulações restantes da caixa.

  5. Aplique uma quantidade generosa de cola de madeira nas cavilhas e ao longo da borda da peça de madeira que formam a parte vertical da caixa. Insira as buchas e monte-a sem sua tampa e fundo.

  6. Fixe as quatro peças em conjunto para garantir uma união firme das peças, ao longo de todas as quatro articulações. A configuração ideal para fazer isso é usar uma braçadeira de fita, que tem uma correia de aperto que une quatro braçadeiras de ângulo reto.

  7. Monte os planos superior e inferior da caixa do mesmo modo, uma vez que a cola tenha tido tempo para secar na parte vertical.

Dicas

  • Certifique-se de que a madeira seja grossa o suficiente para receber os furos que estão mais do que a metade do comprimento das cavilhas para evitar a perfuração através do outro lado. Por exemplo, um compensado de 2 cm deverá receber cavilhas de, não mais, do que 1 cm de comprimento.
  • Se você não tem grampos suficientes para fixar os três planos ao mesmo tempo, monte cada lado da caixa de cada vez e dê tempo para secarem antes de instalar as peças adicionais.

O que você precisa

  • Braçadeira
  • Cavilhas com cerca de metade da largura do compensado
  • cola de madeira
  • Furadeira com broca afiada
  • Gabarito da cavilha
  • Buchas
  • Madeira compensada
  • Fita adesiva
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article