Mais
×

Como consertar uma saia que está muito larga

Atualizado em 17 abril, 2017

Ao vestir uma saia, é importante que se ajuste bem. Uma saia larga fica bojuda e não cai legal. É simples consertar a sua para que fique mais justa. Ao ajustar o tamanho da saia e deixá-la com melhor modelagem, ficará bem presa em seus quadris e você terá uma aparência mais agradável. Em pouco tempo, você pode fazer uma costura reversível para consertar uma saia que está muito folgada.

Instruções

Um pequeno ajuste conserta uma saia muito larga (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  1. Dobre a saia e junte as costuras laterais para encontrar o meio na parte de trás da saia. Coloque um alfinete de segurança no local e feche-o.

  2. Vire a saia do avesso e vista. Gire na sua cintura para que o lado de trás fique para frente. Verifique se a saia fica confortável no seu quadril. Alinhe o alfinete com o seu umbigo para confirmar que a saia está centralizada no seu corpo.

  3. Segure o cós e puxe o tecido sobressalente até que a saia fique justa. Prenda o cós na altura da cintura, ajustando o quanto desejado. Ajuste o cós e o material excedente de tal forma que o alfinete de segurança fique no meio dessa sobra. Dessa forma, o ajuste da saia ficará no centro da peça.

  4. Segure firme a saia e sente-se. Verifique se pode se sentar confortavelmente. Fique em pé e coloque outro alfinete no cós da saia, mantendo o material no lugar ao redor da sua cintura. Retire o primeiro alfinete. Tire a saia.

  5. Faça um ponto de máquina no cós ao lado do alfinete. O ponto deve medir aproximadamente 3,5 cm. Retire o alfinete de gancho ao costurar. O ponto mantém o ajuste no lugar.

  6. Puxe o tecido excedente junto ao cós. O centro dele deve ficar alinhado diretamente ao ponto no centro. Assim, forma-se uma prega no lado de trás da saia, ajustando não apenas a cintura, mas diminuindo também o excesso da saia.

  7. Costure ao longo de cada lado da prega, fazendo dois pontos com cerca de 3,5 cm. Costure o começo da prega para baixo, no sentido do cós da saia.

O que você precisa

  • Alfinetes de segurança
  • Agulha
  • Linha
  • Máquina de costura (opcional)
  • Tesouras
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article