Mais
×

Como calcular a absorbância

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Químicos e bioquímicos geralmente descobrem a concentração de um soluto em uma amostra utilizando espectrofotometria, passando um feixe de luz de comprimento de onda conhecido através da amostra e determinando o quanto é absorvido. Espectrofotômetros geralmente informam a saída em transmitância, mas para calcular a concentração você precisa da absorbância. Felizmente, converter transmitância para absorbância é bastante simples.

Instruções

O vidro é um material com absorbância relativamente baixa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Anote a porcentagem de transmitância. Ela é a fração de luz que passa através de uma amostra sem ser absorvida e você deve obtê-la através dos dados obtidos durante o experimento no espectrofotômetro. Se você está trabalhando em perguntas de química, essa informação lhe será fornecida como parte da questão.

  2. Divida 100% pela porcentagem da transmitância.

  3. Obtenha o logaritmo desse valor. Lembre-se de que o logaritmo de um número é valor do expoente que o 10 deve ser elevado para produzir aquele número. Você pode encontrar o logaritmo de um número utilizando o botão "log" na sua calculadora. Basicamente, absorbância = log(100/T), onde T é a transmitância.

  4. Talvez você tenha reparado um jeito de simplificar essa equação. Se a absorbância = log (100/T), então absorbância = log 100 - log T e finalmente, absorbância = 2 - log T. Se for mais fácil entrar com os números dessa forma, na sua calculadora, então essa maneira também serve.

Dicas

  • O uso mais importante da absorbância é para calcular a concentração com a lei de Beer-Lambert, A = E x I x C, onde C é a concentração, I é o tamanho do caminho que a luz passa e E é uma constante única para o soluto, solvente, temperatura e comprimento de onda.

O que você precisa

  • Lápis
  • Papel
  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article