×
Loading ...

Como calcular a área sob uma curva no Excel

Atualizado em 21 julho, 2017

O Excel pode ser uma ferramenta útil, com muitas funcionalidades para cientistas, estudantes, economistas, analistas e muitas outras profissões. Uma das funções originais do Excel é que ele permite aos usuários analisar e plotar grandes quantidades de dados de forma fácil. As pessoas que têm conhecimento de cálculo pode usar a função linha de tendência no gráfico para calcular a área sob uma curva. Para os alunos que não têm um conhecimento de cálculo, existe uma outra forma de aproximar a área sob a curva.

Instruções

Você pode calcular a área sob uma curva sem conhecimento de cálculo (Calculator image by Alhazm Salemi from Fotolia.com)

    Usando a equação de linha de tendência

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre a curva em que você gostaria de encontrar a área no gráfico do Excel. Clique na opção para adicionar uma linha de tendência.

    Loading...
  2. Escolha o tipo de linha que você acha que melhor se encaixa na curva.

  3. Escolha a opção para exibir a equação no gráfico sob a guia "Opções".

  4. Encontre a integral definida da equação apresentada no gráfico durante o intervalo no qual você gostaria de encontrar a área. O valor da integral definida é a área sob a curva. Conhecimento de cálculo é necessário para este passo.

    Aproximando se os pontos são igualmente espaçados

  1. Junte os valores de y dos dados onde você gostaria de encontrar a área. Você pode fazer isso adicionando diretamente os valores do gráfico ou pela soma dos valores nas células da planilha.

  2. Encontre a distância entre os pontos sobre o eixo x, se forem igualmente espaçados.

  3. Multiplique a soma dos valores de y e a distância entre os valores de x. Este produto é a área aproximada sob a curva.

Loading...

Dicas

  • Tente diferentes tipos de linhas para ver qual se encaixa melhor.

O que você precisa

  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...