on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular o seu ciclo menstrual

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Não seja pega de surpresa de novo! Você pode calcular a data de início de seu ciclo menstrual e estimar seu período de ovulação. A maioria das mulheres com ciclos bastante regulares podem prever com precisão como os seus corpos agirão durante qualquer mês usando alguns passos simples.

Instruções

Marque o início do seu período menstrual e não se perca mais (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Não seja pega de surpresa: Calcule o seu ciclo menstrual

  1. Usando um calendário, marque o primeiro dia da sua menstruação. É o dia em que sua menstruação descer. A maioria das mulheres têm esse sangramento e/ou manchas de quatro a sete dias.

    Loading...
  2. Usando o dia que você marcou como o primeiro dia de menstruação, conte 14 dias a partir desta data. Este é o momento estimado de ovulação, que é o período em que um óvulo é liberado por um dos ovários na trompa de Falópio. Uma mulher com um funcionamento normal do sistema reprodutivo pode engravidar durante esse período.

  3. Para descobrir quando sua próxima menstruação deve começar, tome como referência o primeiro dia da sua última menstruação. Conte 28 dias a frente. Essa é a data estimada da sua próxima menstruação.

Loading...

Dicas

  • Cada mulher é diferente. A média do ciclo menstrual é de 28 a 30 dias, mas muitas pessoas têm ciclos mais longos ou mais curtos. A melhor maneira de acompanhar seu ciclo pessoal é manter um registro de quando sua menstruação começa a cada mês. Se você fizer isso frequentemente por muitos meses, você pode começar a ver o seu padrão pessoal aparecer. Se suas menstruações são irregulares e imprevisíveis, pode ser bom consultar o seu médico.

O que você precisa

  • Calendário

Referências

Loading ...
Loading ...