Mais
×

Como calcular o consumo de combustível em motores inboard?

Atualizada February 08, 2018

Barcos com motores inboard (internos) consumem combustível da mesma maneira que um carro, porém a sua média de consumo é calculada de outra forma. Carros são avaliados em litros por quilômetro, com base na distância viajada através do odômetro. Em barcos, a medida utilizada não é a distância percorrida, mas sim a quantidade de tempo de operação. O resultado do cálculo será a taxa de consumo quando as condições do barco estão normais. O método de estimativa determinará um valor aproximado de acordo com o tamanho do motor.

Instruções

Calcular a quantidade de combustível possibilita saber quanto é necessário para sair com um barco (speed boat image by Wimbledon from Fotolia.com)

    Cálculo

  1. Encha todos os tanques do barco com combustível.

  2. Navegue com ele durante quatro horas utilizando um ritmo normal, parando para pescar ou flutuar, alternando entre velocidades maiores e menores. Encerre a jornada de quatro horas de volta nas bombas de combustível.

  3. Encha novamente os tanques. Escreva o número exato de quantos litros foram necessários para encher os tanques.

  4. Divida o número de litros que você usou para reabastecer pelo número de horas que você navegou com o barco. Se realmente forem quatro horas, divida por quatro e obtenha a taxa de consumo para viagens normais. Se ela for um pouco diferente, divida pelo número exato. Por exemplo, se você ficou quatro horas e 15 minutos navegando, o número a ser utilizado na divisão é 4,25.

    Estimativa

  1. Escreva a potência (HP) do motor inboard. A maioria dos motores conta com um indicativo no próprio motor. Caso contrário, verifique o manual do motor para encontrar essa informação.

  2. Multiplique a quantidade de cavalos por 0,055, para ter a noção de quanto um barco a diesel geralmente consome. Esse cálculo foi estipulado através do Boat Safe, que alega que "motores a diesel consomem 3,7 L de combustível por hora para cada 18 cavalos utilizados". Você também poderia dividir o valor por 18.

  3. Multiplique então a quantidade de cavalos por 0,10, para estimar o consumo de combustível do barco. Segundo o Boat Safe, "motores a gasolina precisam de 3,7 L por hora para cara dez cavalos". Você também poderia chegar ao valor final dividindo por dez.

Dicas

  • Multiplique o consumo de combustível por hora pelo número de horas que você pretende ficar na água para determinar quanto você vai precisar para o passeio.
  • O método de estimativa leva em conta que o barco estará navegando na velocidade máxima o tempo inteiro. Abaixe a estimativa para 50% se você pretende ficar flutuando metade do tempo da viagem ou navegando a velocidades inferiores. Ao não utilizar toda a potência do motor, menos combustível é consumido, o que permite uma maior duração de viagem com uma quantidade menor de combustível.

Coisas Necessárias

  • Calculadora
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article