Como calcular correlação

Escrito por shane hall | Traduzido por ingrid marçal
Como calcular correlação

Correlação é medida em que uma variável se relaciona com outra

Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images

Uma questão central em uma pesquisa é a medida em que uma variável se relaciona com outra. O status socioeconômico tem algum efeito sobre o desempenho acadêmico do estudante? Qual é a relação entre educação e renda? Essas e outras questões servem para descobrir se existe uma correlação entre duas variáveis. Quando existe uma correlação, as mudanças em uma variável estão associadas com as alterações em outra. Este artigo mostra as etapas a serem executadas para calcular a correlação entre duas variáveis de interesse.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Coloque seus dados em um programa de planilhas, como o Microsoft Excel. Por exemplo, digamos que você deseja examinar a correlação entre os resultados dos testes de matemática e o número de horas de aulas de matemática para um grupo de 30 alunos. Na sua planilha, cada estudante será representado por uma linha de dados. Digite o número de aulas dadas para cada aluno em uma coluna e as notas obtidas por eles em outra coluna.

  2. 2

    Calcule a quantidade média de horas de aula para cada um dos 30 alunos e a média em matemática para cada um. Para fazer isso, adicione o número de horas de aulas e divida por 30 (30 alunos). Em seguida, adicione as notas de matemática e divida por 30.

  3. 3

    Visualize seus dados através de um gráfico de dispersão. Muitos programas de planilhas, como o Excel, permitem que você exiba seus dados graficamente. É possível fazer isso no Excel, selecionando o assistente gráfico, no menu "Inserir". Em seguida, selecione "Dispersão" e um intervalo de dados. Selecione um intervalo clicando em uma célula da planilha e arrastando o mouse para incluir todas as células desejadas na seleção. Para o nosso exemplo, digamos que, para cada estudante, foram inseridas as horas de aula na coluna A e a nota correspondente em matemática foi inserida na coluna B (lembre-se que cada estudante é representado por uma linha). Então, para esse exemplo, você pode selecionar as colunas A e B. O Excel exibirá um gráfico de dispersão, que mostra os pontos representando os dados nos eixos X e Y. Para o exemplo dado, Y = matemática e X = quantidade de horas de aula.

  4. 4

    Calcule o coeficiente de correlação. A ferramenta de análise de dados do Excel poderá fazer isso por você. No Excel, no menu "Ferramentas", escolha "Análise de Dados". Quando o menu de análise aparecer, selecione "Correlação". Indique o intervalo de células da planilha que deseja analisar, assim como foi feito para o gráfico de dispersão no Passo 3. Resumidamente, o coeficiente de correlação é a soma das diferenças entre os valores de X e a média de X (sendo X as horas de aula). Divida o resultado pelo desvio padrão de X, multiplique pela soma das diferenças entre os valores de Y e a média de Y (sendo Y as notas em matemática), e divida pelo desvio padrão de Y. Divida tudo pelo número de amostras menos 1 (neste exemplo, 30 estudantes menos 1, ou 29).

  5. 5

    Interprete os dados. O coeficiente de correlação tem limites de -1 e +1. O valor 1 indica um relacionamento positivo perfeito, enquanto que -1 indica uma relação linear perfeita. Em nosso exemplo, o coeficiente de correlação provavelmente estará nesse intervalo. O valor zero indica que não há correlação. Um número positivo entre zero e 1 sugere que quanto mais aulas o aluno tem, maior é sua nota em matemática. Quanto maior o número, maior é o grau de correlação. Um número negativo sugere que as aulas podem ter um efeito negativo nas notas de matemática.

Dicas & Advertências

  • Talvez seja preciso instalar a ferramenta de análise de dados no Excel antes de usá-la. Para isso, vá em "Add-Ins" no menu "Ferramentas" e selecione "Pacote de Análise".

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media