×
Loading ...

Como calcular a data de nascimento do bebê baseado na semana de gestação

Atualizado em 21 novembro, 2016

A data prevista para o nascimento de um bebê é geralmente 40 semanas após a última menstruação, embora possa variar muito o dia em que o bebê nascerá; alguns nascem várias semanas mais cedo, e outros algumas semanas mais tarde. A data prevista é calculada a partir do primeiro dia da última menstruação, mas pode também ser deduzida da semana atual de gestação com alguns cálculos básicos.

Instruções

As datas de nascimento são geralmente estimadas para 40 semanas desde a última menstruação (the newborn image by Sergey Galushko from Fotolia.com)
  1. Calcule a semana de gestação atual. Para isso, conte o número de semanas desde o primeiro dia da última menstruação e então subtraia 2, pois presume-se que a concepção tenha ocorrido duas semanas após a menstruação. Por exemplo, se faz 20 semanas desde a última menstruação, a semana atual é a 18.

    Loading...
  2. Com o número da semana de gestação atual, subtraia-o de 40, que é o total de semanas de uma gravidez comum. Por exemplo, se a mulher está grávida há 18 semanas, subtraia 18 de 40, que dá 22.

  3. Pegue um calendário e comece a contar desde a semana atual o número de semanas restantes, resultado obtido no passo 2. Por exemplo, a mulher que esteja na 18ª semana de gestação precisará contar mais 22 semanas, ou cerca de cinco meses e meio, desde a data atual. Essa será a data aproximada em que o bebê nascerá.

Loading...

Dicas

  • Uma ultrassonografia pode fornecer um número mais exato da semana atual de gestação, assim como uma estimativa mais confiável da data prevista para o nascimento.

O que você precisa

  • Calculadora
  • Calendário

Referências

Loading ...
Loading ...