Como calcular a demanda

Escrito por john london | Traduzido por vinícius rodovalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como calcular a demanda
A demanda representa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado (Burke/Triolo Productions/Stockbyte/Getty Images)

A demanda e a oferta estão entre os conceitos mais importantes da economia de mercado. A demanda é constituída pelo número de bens ou serviços que os consumidores desejam adquirir a um determinado preço. Não é fácil calculá-la para um produto; as empresas gastam uma quantidade significativa de seus orçamentos de marketing no cálculo ou na estimativa dela para os seus produtos. Estimar a demanda incorretamente pode resultar em excesso de produção se a quantidade esperada não se concretizar ou em desperdício de dinheiro se a empresa não tiver capacidade suficiente para satisfazer a demanda inesperadamente alta.

Nível de dificuldade:
Moderado

Instruções

  1. 1

    Identifique as fontes de dados confiáveis ​​que podem ser usadas para a coleta de informações sobre a demanda de um determinado produto. Algumas informações, como informações básicas sobre a população, estão disponíveis gratuitamente no domínio público; outras, como informações relacionadas ao poder de aquisição de um determinado produto por pessoas específicas, são pagas. Caso não encontre determinadas informações, é possível reunir ou comprá-las a partir de agências de serviços de inteligência, como ABIN (Agência Brasileira de Inteligência). É possível encontrar dados sobre a demanda das associações comerciais da indústria e relatórios anuais das empresas de capital aberto.

  2. 2

    Calcule o potencial de demanda do mercado. Por exemplo, se deseja calcular o tamanho do mercado de lápis no Brasil, é possível assumir que todas as pessoas com idades entre cinco e 22 anos compram um lápis por ano e todas as outras compram um lápis a cada cinco anos. O Brasil possui aproximadamente 200 milhões de pessoas; desse modo, cerca de 35 milhões delas compram um lápis por ano enquanto as outras 165 milhões compram um lápis a cada cinco anos, ou seja, 33 milhões compram o objeto por ano. Esse cálculo simplificado conclui que o mercado de lápis no Brasil representa aproximadamente R$ 68 milhões por ano se um lápis custar R$ 1.

  3. 3

    Extrapole a demanda com base nos períodos passados, representando as mudanças nos fatores que afetam a demanda. Por exemplo, se a demanda de lápis do ano passado foi R$ 90 milhões e a previsão do aumento da população é de 1%, todos os resultados devem ser iguais; o mercado para lápis deve crescer aproximadamente 1%, resultando em R$ 90,9 milhões no próximo ano.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível