×
Loading ...

Como calcular o desvio médio padrão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A dispersão mede o quão dispersos estão os pontos de dados em um conjunto. O desvio padrão é fortemente influenciado por valores atípicos extremos, que por sua vez afetam a média. O desvio médio absoluto é baseado na mediana, o que pode fornecer a medida dos dados básicos sem ser afetado por pontos extremos. De acordo com o "Business Statistics" ("Estatísticas Empresariais"), por Naval Bajpai, o desvio médio absoluto (DAM) fornece uma média absoluta da dispersão não afetada por valores atípicos extremos que podem jogar fora a análise estatística baseada nas médias do desvio padrão.

Instruções

Estatísticas baseadas na mediana podem ser mais precisas do que aquelas com base na média (statistics image by bilderbox from Fotolia.com)

    Calculando a mediana

  1. Liste todas as considerações do conjunto de dados do menor ao maior. Se o número de ocorrências for maior que um, listamos o mesmo número de vezes que ele ocorre.

    Loading...
  2. Conte o número de considerações.

  3. Divida o número de considerações por 2. Se houver um número ímpar que não possa ser uniformemente dividido, então a observação média é a mediana. Caso contrário, essa média de dois números é o ponto médio.

  4. Pegue as duas considerações que estão logo abaixo e acima do ponto médio. Tire a média entre ambas. O valor é a mediana.

    Calcule o desvio absoluto médio

  1. Subtraia cada valor no conjunto de dados da mediana. Isso fornece o desvio de cada ponto de dado.

  2. Totalize todos os desvios do conjunto de dados. Você pode fazê-lo mais rápido com o auxílio de uma calculadora.

  3. Divida o total de todos os desvios pelo número de ocorrências. O resultado é o valor do desvio absoluto médio.

Loading...

Dicas

  • De acordo com o livro “Practical Statistics for the Analytical Scientist" ("Estatísticas Práticas para o Cientista Analítico"), mesmo que o DAM não seja uma estimativa do desvio padrão, se a distribuição de dados for aproximadamente normal, multiplicar o DAM por 1,483 fornecerá uma estimativa aproximada do desvio.

Aviso

  • Estatísticas baseadas na mediana não podem ser usadas em estatísticas baseadas em qualidade seis sigma.

O que você precisa

  • Conjunto de dados
  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...