Mais
×

Como calcular um metro linear para aplicação de carpete

Atualizado em 22 julho, 2017

Embora a área de um piso seja medida em metros quadrados, os carpetes para cobertura de pisos são vendidos em metro linear. Fabricantes de carpetes e varejistas muitas vezes não fornecem qualquer informação sobre o que realmente seja um metro linear. Na verdade, "metro linear" é apenas uma maneira um pouco diferente de medir a área coberta pelo carpete. Se você conhece a largura do rolo do carpete, você pode calcular o número de metros lineares necessários para cobrir uma área.

Instruções

Calcular os metros lineares permite que você compre a quantidade certa de carpete (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Meça a largura do rolo de carpete em metros, se você tem acesso a ele. Se não, ligue para o fabricante ou revendedor e peça a as medidas da largura do carpete que você pretende usar. Anote a largura do rolo.

  2. Meça o comprimento e a largura da sala que você cobrirá com carpete. Inclua todas as saliências ou formas irregulares das partes do piso, como uma lareira, por exemplo.

  3. Desenhe uma escala que represente o quarto em papel milimetrado. Para salas maiores, use uma escala de um quadrado do papel de gráfico (6 mm) para 30 cm. Para quartos menores, use uma escala de dois quadrados (1 cm) para 30 cm. Você pode usar qualquer escala que funcione para o seu quarto, basta ser consistente.

  4. Divida o lado mais curto da sala na sua escala, desenhando em seções a largura do rolo de carpete. Por exemplo, se o carpete é de 4 m de largura e o lugar tem uma área de 10 x 10 m, você deve dividir o lado de 10 m em duas seções. Se você tem uma parte de piso restante, ela será outra seção. Por exemplo, se o tapete é de 4 m de largura e a área da sala é de 5 x 7 m, você deve dividir o lado de 5 m em uma seção de 4,5 m, e uma seção de 50 cm. Marque as divisões entre as seções com um lápis marcador. Certifique-se de usar a mesma escala que você usou para desenhar o cômodo.

  5. Desenhe linhas paralelas no lado comprido da sala, a partir das marcas de divisão em seu desenho em escala, e divida a sala em longas "faixas". Cada faixa deverá ter a largura de uma seção do lado curto. Por exemplo, se o carpete é de 5 m de largura e a sala tem uma área de 10 x 20 m, você terá duas faixas longas, cada uma com 5 m de largura por 20 m de comprimento. Se a sala tem formas não regulares, algumas faixas podem ser mais longas ou mais curtas do que o restante, ou uma forma irregular em uma extremidade.

  6. Meça o comprimento de cada tira usando o seu desenho em escala. Anote o comprimento em metros para cada faixa. Se uma faixa é desigual de um lado (por exemplo, o canto da lareira está no meio de uma faixa, de modo que uma extremidade da tira tem uma forma de L), anote o comprimento mais longo da faixa.

  7. Some todos os comprimentos de todas as faixas. Acrescente 15 cm a cada faixa para os acabamentos das extremidades. O resultado dessa soma será o número de metros lineares de carpete que você precisa.

    Por exemplo, para um carpete de 5 m de largura e uma sala com área de 10 x 20 m, você teria 20 m mais 20 m, que seria igual a 40 m totais. Como você tem duas faixas, adicione 2 vezes 15 cm, ou 30 cm. Portanto, o seu total final é de 40,3 metros lineares de carpete.

Dicas

  • Mostre seu desenho e cálculos de escala para o vendedor do carpete para confirmar a sua estimativa.

Aviso

  • Se o seu tapete tem um padrão distinto sobre ele, como formas não planas ou listras, você pode precisar de tapete extra para corresponder ao padrão de costuras.

O que você precisa

  • Trena
  • Papel quadriculado
  • Lápis
  • Régua
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article