Mais
×

Como calcular periodicidade

A periodicidade geralmente pode ser definida como o período de tempo necessário para completar um evento. Isso indica que o fenômeno está ocorrendo repetidamente e requer a mesma quantidade de tempo para se completar todas as vezes. Portanto, normalmente utiliza-se a periodicidade para descrever eventos cíclicos, como ondas de luz, de som e voltagem para correntes alternadas. A periodicidade está intimamente relacionada à frequência e pode ser calculada diretamente a partir dela.

Instruções

A luz tem periodicidade (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

    Os passos

  1. Defina a frequência e a periodicidade mais formalmente. A frequência é o número de eventos cíclicos (ciclos) que ocorrem dentro de um determinado período de tempo. A periodicidade é a quantidade de tempo que um ciclo precisa para se completar, ou seja, é a função recíproca da frequência.

  2. Defina as unidades de medida para a periodicidade. A frequência é medida em ciclos por unidade de tempo e a unidade padrão da medida é hertz, que é definido como um ciclo por segundo. A unidade padrão de medida para a periodicidade é o inverso do hertz (Hz^-1) já que a periodicidade é a recíproca da frequência.

  3. Calcule o período a partir da frequência, com a equação T = 1/f, onde T é o período e f é a frequência. Por exemplo, a frequência da voltagem doméstica é 60 Hz, então seu período é de 1/60 Hz^-1.

  4. Interprete os resultados no passo anterior: 1/60 é mais ou menos 0,0167, de maneira que a voltagem doméstica requer mais ou menos 0,0167 segundos para completar um ciclo.

  5. Encontre a periodicidade das ondas de luz. A frequência delas é dada por f = c/Y, onde c é a velocidade da luz e Y é o comprimento de onda. O período T de uma onda de luz é dado por T = Y/c.

O que você precisa

  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article