Mais
×

Como calcular o peso do papel

Talvez você ache que calcular o peso de uma ou mais folhas de papel seja fácil, afinal, uma única folha pesa uma certa quantidade e multiplicá-la pela quantidade resultaria no peso total. Porém o sistema conhecido como "peso base" deixa esse processo aparentemente simples um pouco mais complicado. Ainda assim, calcular o peso base não precisa ser tão trabalhoso -- você só precisa pensar em diminuir proporcionalmente uma quantidade conhecida para obter o resultado.

Instruções

Esses homens começaram a calcular o peso dessa resma de papel em 1953 e provavelmente ainda estão fazendo isso (George Marks/Retrofile/Getty Images)
  1. Verifique o peso base do papel, sua altura, peso e número de páginas. Você pode visualizar como base uma pilha enorme de papel. Por exemplo, imagine que a altura base seja de 50 cm, a largura de 100 cm, pesando 362 kg e o total seja de 500 folhas. Isso significa que na fábrica de papel, uma pilha de 500 folhas com medidas de 50 x 100 cm pesa exatamente 362 kg.

  2. Determine a massa da sua pilha com peso base em gramas por centímetro quadrado, somando a área total de todas as folhas combinadas. Multiplique a altura pela largura (como no exemplo anterior, 50 x 100 = 500 cm² por folha), e, em seguida, multiplique pelo número de folhas na pilha base (250 mil cm² para todas as folhas combinadas. Depois, divida o peso base por esse número para determinar o quanto pesa cada centímetro quadradado (500 dividido por 250 mil dá 0,002 g/cm² neste exemplo).

  3. Trabalhe inversamente agora, adaptando esse valor encontrado para o tamanho da sua resma. Meça o tamanho do papel que você usará (como uma folha A4, de 21 x 29 cm), multiplicando esses valores para encontrar a medida em centímetros quadrados (609 cm², neste caso). Multiplique este valor pelas gramas por centímetro quadrado (609 x 0,002 = 1,218 g) para encontrar o peso de uma folha de papel.

  4. Divida o peso da resma através do peso de uma única folha para encontrar o número de folhas. Você também pode multiplicar o número conhecido de folhas na resma pelo peso por folha para encontrar o peso total da resma em quilogramas. Então, para o exemplo citado acima, dado um peso base de 362 kg, a altura e largura base de 50 x 100 cm com 500 folhas, uma resma de 9 kg com folhas de 21 x 27 cm terá 107 folhas.

Dicas

  • Os fabricantes normalmente colocam na embalagem o peso bruto, que se refere ao peso de todo o pacote, que normalmente contém várias resmas de 500 folhas.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article