Mais
×

Como calcular a taxa de renovação de ar de um exaustor de banheiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Exaustores de banheiro funcionam recirculando o ar do ambiente com o ar de fora e são necessários em banheiros sem janela, pois a umidade dos chuveiros, banheiras ou torneiras pode levar ao surgimento de mofo e bolor. Exaustores de banheiro vêm em diferentes tamanhos, e caso você esteja planejando instalar um, precisará saber se ele pode dar conta do trabalho em um banheiro do tamanho do seu. Algumas medidas rápidas e um simples cálculo podem lhe ajudar a determinar o tamanho certo de exaustor para o seu banheiro.

Instruções

Um banheiro sem janelas necessita de exaustores (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)
  1. Utilizando uma fita métrica, calcule o volume total de seu banheiro multiplicando o comprimento pela a largura pela altura em metros. Certifique-se de incluir o espaço da banheira e do chuveiro em seus cálculos. Caso tenha acesso aos projetos arquitetônicos originais de sua casa, é possível copiar as medidas de lá, porém uma fita métrica funciona tão bem quanto.

  2. Divida o volume de seu banheiro, em metros, por 7,5. O resultado será a taxa de renovação de ar, ou a taxa em metros cúbicos por minuto requerida em um exaustor para esse banheiro. A taxa de renovação de ar representa o fluxo de ar exigido para trocar completamente o ar em seu banheiro 8 vezes em uma hora. Sendo assim, se seu banheiro possui 3,60 m de comprimento, 4,50 m de largura e 3,00 m de altura, ele possui um volume de 48,6 m^3 (3,60 x 4,50 x 3,00) e uma taxa de renovação de ar de 6,48 m^3/min (48,6/7,5).

  3. Alternativamente, é possível determinar a taxa de renovação de ar dividindo o volume total de seu banheiro por 60 -- o número de minutos em uma hora -- e então multiplicando o resultado por 8 -- o número de circulações completas requeridas para que um exaustor de banheiro funcione de forma efetiva. Então, se seu banheiro possui 6,00 m de comprimento, 2,40 m de largura e 2,70 m de altura, ele possui um volume de 38,88 m^3 (6,00 x 2,40 x 2,70). Dividir esse número por 60 resulta em 0,648 (o número de metros cúbicos que devem ser recirculados a cada minuto para uma recirculação completa em uma hora) e multiplicar esse número por 8 (o número de vezes que o ar deve ser recirculado por hora para manter o banheiro livre de mofo) resulta em 5,184 m^3/min: a taxa de renovação de ar requerida por qualquer exaustor instalado nesse banheiro.

  4. Verifique a taxa de renovação na embalagem de qualquer exaustor de banheiro que pretenda comprar. Ela deve ser equivalente à taxa de renovação calculada no passo anterior com as medidas de seu banheiro.

Dicas

  • Caso não tenha tempo para fazer qualquer cálculo formal, é possível fazer uma aproximação da taxa de renovação para o exaustor de seu banheiro baseado no número de acessórios que ele possui. Cada vaso sanitário, chuveiro e banheira necessita de cerca de 1,42 m^3/min, enquanto uma banheira de hidromassagem precisa de 2,84 m^3/min. Apesar de não ser uma estimativa tão efetiva quanto o cálculo correto de taxa de renovação, é possível instalar um exaustor menor diretamente abaixo desses acessórios (por exemplo, um exaustor de 1,42 m^3/min abaixo do vaso sanitário) para fornecer a ventilação adequada.

O que você precisa

  • Fita métrica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article