Mais
×

Como usar um câmbio automático

O câmbio automático em carros tem se tornado uma realidade cada vez mais presente em terras brasileiras, que sempre foram adeptas ao câmbio manual. A variedade oferecida de carros atualmente no mercado e o crescimento do poder aquisitivo do motorista brasileiro têm feito com que muitos busquem o conforto e a economia de modelos que ofereçam esse acessório. Por mais que pareça estranho para quem não está acostumado, o câmbio automático é mais fácil de utilizar do que aparenta.

Instruções

Carros automáticos estão se popularizando no Brasil (Kiyoshi Ota/Getty Images News/Getty Images)
  1. A primeira mudança em um carro automático é a ausência de um pedal de embreagem. À primeira vista, pode causar estranhamento, mas a verdade é que isso significa que seu pé esquerdo não precisará trabalhar, somente o direito, que continua acionando o freio e o acelerador. Utilizar esse benefício garante maior segurança e economia ao dirigir, basta que você saiba usá-lo de forma correta. Antes de mais nada, conheça melhor seu carro, lendo o manual de instruções do fabricante. Assim, também se familiarizará com os diferentes termos utilizados no veículo.

  2. Ao entrar no carro, uma das diferenças principais é o modo de ligá-lo. Para que a ignição seja acionada, é necessário pisar no pedal de freio, que libera o engate. Posicione-o na posição "P" ("Parking", que significa estacionamento), ou "D" ("Drive", para dirigir) e solte o freio de mão. Para engatar a marcha ré, basta posicionar a alavanca em "R", no entanto o carro deve estar totalmente parado e é necessário apertar um botão ao lado da alavanca, para liberá-la. Esse botão é um mecanismo de travamento para evitar acidentes.

  3. Se for enfrentar uma ladeira muito íngreme ou se o carro estiver muito pesado, o ideal é utilizar a marcha 1 ou L ("Low"). Essa é a marcha de maior força do veículo. Oposta a ela, utilizar o "D" em uma descida íngreme mantém acionado o freio motor. Para colocar o carro em ponto morto, basta colocar o câmbio na posição "N" (Neutro). Além disso, alguns carros oferecem a opção de câmbio manual. Se quiser utilizá-lo, basta colocar em "D" e puxar o engate na direção dos símbolos de "+" ou "-". Ao pressioná-lo em direção ao "+", as marchas aumentam e, em direção ao "-", diminuem.

Dicas

  • Nunca coloque o câmbio em "P" enquanto o carro estiver em movimento. Se isso acontecer, o veículo corre o risco de apresentar trancos no sistema de transmissão, reduzindo sua vida útil.
  • Números no câmbio limitam a troca de marchas automáticas para que aconteçam até a marcha solicitada. Exemplo: se o câmbio estiver em 3, será utilizado apenas até a terceira marcha.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article